Lógica, perguntado por renancferre221, 4 meses atrás

qual o papel da introdução em um documento de comunicação científica​

Soluções para a tarefa

Respondido por francinealves091
1

Resposta:

A estrutura adotada na maioria dos artigos científicos originais é composta de quatro seções: introdução, método, resultados e discussão. No presente artigo, abordaremos a redação da introdução.

Conteúdo da introdução

A introdução é a parte do artigo científico em que o autor informa o que foi pesquisado e o porquê da investigação.1 - p.42 É local para precisar aspectos particulares da pesquisa, tais como a justificativa para a sua realização, a originalidade e a lógica que guiou a investigação. Algumas questões auxiliam na redação.2 De que trata o estudo? Por que foi feito? Por que deve ser publicado?

Procura-se também mostrar que a pesquisa está assentada em bases sólidas. Assim, na introdução, se faz a ligação com a literatura pertinente. O que se sabia sobre o assunto no início da investigação? O que não se sabia sobre o assunto e motivou a investigação?2 Resposta à essas questões envolve um processo de escolha de trabalhos a citar.1 - p.46 Em artigo original, não há lugar para revisão extensiva sobre o que foi publicado sobre o assunto. Não se trata de artigo de revisão. Os editores limitam o número de trabalhos a constar na lista de referências e esse limite precisa ser obedecido. Mas, se o autor fez revisão detalhada da literatura, deve tentar publicá-la separadamente. Se a revisão estiver publicada ou aceita para publicação, ela será incluída na lista de referências do artigo que está sendo escrito, e menciona-se algo assim: "Revisão sistemática da literatura apontou para ...".

Se não houver a publicação mencionada no parágrafo anterior, a introdução do artigo original conterá as referências em que o autor fundamentou seu raciocínio.1 - p.46 Entre os critérios utilizados para escolhê-las estão relevância, acessibilidade e atualidade.1 - p.132

Perguntas interessantes