Qual o papel da escola no reconhecimento das danças brasileiras?
Soluções para a tarefa
O papel da escola no reconhecimento das danças brasileiras é de ser um espaço de manifestação dessa arte e de zelar por esse patrimônio imaterial do país.
Como as danças brasileiras se relacionam com a escola?
- A escola é por excelência o lugar onde as manifestações sociais e culturais acontecem, trazidas pelos estudantes, e acabam também fazendo parte da chamada "cultura escolar".
- A dança, como uma manifestação artística que é consumida pela sociedade e pela comunidade do entorno escolar, aparece no cotidiano da escola, e cabe à escola como instituição e aos professores, trabalhar com essa forma artística, zelando também pela manutenção da memória relativa às danças - como quando tratamos de danças típicas, por exemplo -.
- Muitas vezes, se a escola acaba não reconhecendo e guardando essas memórias ou tradições culturais ligadas à danças, essa memória pode se perder.
- A escola, por ser lugar de socialização, acaba sendo responsável também por legitimar danças em certos espaços, desconstruindo preconceitos e estereótipos que muitas vezes são ligados a certas danças, como o Hip-Hop e o Funk, principalmente, que tem um recorte de classe bem específico.
- As danças fazem parte dos regionalismos que temos em nosso país. Logo, estudar danças brasileiras é uma forma de reconhecer a diversidade cultural em solo brasileiro, percebendo as danças como importantíssimas na formação brasileira através de várias influências.
Mais informações interessantes sobre danças brasileiras aqui: https://brainly.com.br/tarefa/44005561
Resposta:
As danças brasileiras são genuínas expressões da nossa cultura que, através de ritmos e movimentos, contam parte da história do país e de suas respectivas regiões.
São tão marcantes em determinados estados, que algumas delas acabaram se tornando símbolos populares e responsáveis por movimentar o turismo, ainda mais nas épocas de festas.
E como nós, brasileiros, somos um povo alegre e festeiro, difícil é não “entrar na roda” quando os instrumentos começam a fazer barulho.
Explicação:
A dança é utilizada como ferramenta cultural na transformação de uma sociedade. Ela proporciona um crescimento de caráter ao ser humano, somando características que levam o indivíduo a ser mais tolerante, sensível, criativo e sem preconceitos.
A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade