Qual o papel da escola e dos educadores na reprodução ou na ruptura de determinadas ideologias-filosofias? O professor deve fundamentar sua atuação como "agente ideológico do Estado" ou como "intelectual orgânico"? Justifique essa escolha
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bom?
A escola é um ambiente de socialização humana importantíssimo na formação de um individuo, e os educadores são os agentes que constroem, ou pelo menos ajudam a construir, o conhecimento difundido no meio escolar. É importante lembrar que o ser humano se constrói a partir de discursos, e que todo discurso em si carrega algo de ideologia com ele. O homem é moldado a partir da cultura, e essa cultura se internaliza no pensamento.
Exemplo: João é um professor de Matemática conversador. João reproduzirá, portanto, discursos conservadores.
O educador pode atuar tanto como libertador ou como aprisionador. Pode reproduzir o senso comum e a ideologia (que é um falseamento da realidade) ou pode romper com o status quo (o estabelecido).
É importante que o professor fundamente a sua atuação como um intelectual orgânico, que promova uma educação libertadora. A sociedade contemporânea já está impregnada de ideologia em seu seio, por meio dos meios de comunicação, da política e das artes. O educador deve lutar contra a corrente, não deve atuar como ''agente ideológico do Estado'' pois esses passam. Governos passam e mudam de orientação, já a verdade não pode ser relativizada e merece ser investigadas pelos alunos, com o auxílio do professor.
Bons estudos!