qual o papel da educação física escolar perante a iniciação esportiva, peso e contexto de corpo ativo? educação física
Soluções para a tarefa
Resposta:
O comportamento ou atitudes dos seres humanos, é determinado por um motivo, no aspecto esportivo isso não é diferente. A busca pela prática, assim como o sucesso ou insucesso em uma modalidade esportiva, é, por si só, a exteriorização de um desejo determinado anteriormente por fatores diversos.
Segundo Mattos et al. (1999) a importância de salientar que o desempenho técnico de uma criança está ligado às suas capacidades motoras, a fim de que, tenha domínio sobre as técnicas de um desporto, uma vez que, a criança está ligada ao movimento, o qual poderá proporcionar a oportunidade de expressar-se espontaneamente sua criatividade. Nanni (1998), esclarece que as práticas escolares esportivas são parte das atividades desenvolvidas como elementos das aulas de educação física, visando o desenvolvimento das capacidades atléticas dos diferentes tipos de esportes individuais e coleti
A todo instante, somos cercados por determinadas situações, que promovem em nós novos estímulos os quais são suficientes para realizarmos uma tarefa ou até mesmo desistir da mesma. A razão pela qual se enfrenta a dificuldade é reflexo, não só da coragem e vontade, mas sim, esta diretamente ligada ao aspecto motivacional (CRATTY, 1983).
A busca em compreender as conseqüências do esporte infantil é representada por um problema que se apresenta quando uma criança inicia seus treinamentos. Segundo Cratty (1983) o grande entrave esta em saber “qual o motivo que levou a praticar essa modalidade esportiva”, pois dependendo do fator, o qual determinará o tempo de permanência desta criança na respectiva modalidade.
A motivação intrínseca está ligada ao processo de satisfação de necessidades primárias e internas da criança e especificamente ao prazer de executar determinada tarefa. Facilidade, dificuldade, complexidade, novidade são alguns fatores que intrinsecamente impulsionam a criança a realizar determinada tarefa que lhe é apresentada (RAGO, 1997).