Qual o panorama politico da CEI? URGENTEEEE
Soluções para a tarefa
O acordo que criou a CEI substituiu o modo de produção socialista da URSS e aderiu a o capitalismo, estabelecendo uma política de livre comércio e privatizações. É adotado o uso de uma moeda única, o rublo.
Com a CEI o exército de cada nação se manteve unido como era na URSS, garantido o poderio militar. Manteve-se também o controle do valioso arsenal nuclear que guarda as nações, tendo a Rússia a detentora da maior parcela.
Os países membros da CEI enfrentam uma onda de diversos movimentos e conflitos separatistas por conta da diversidade étnica ou religiosa. Por exemplo, o conflito da Rússia com a Geórgia sobre a Ossétia do Sul e Abkázia, da Rússia com a Ucrânia em disputa da Criméia, na própria Rússia em disputa com os separatistas da Tartária e Chechênia-Inguchétia e Daguestão que reivindicam sua independência e, por fim, o conflito entre Armênia e Azerbaijão sobre a Nagorno-Karabakh.
Em março de 2004 a Ucrânia, um dos idealizadores da CEI, ameaçou se retirar da Comunidade provocando uma crise política. O motivo de sua saída é devido ao conflito do país com a Rússia que apoia a independência da Criméia, que é anexada a Ucrânia. Em 2014, as tropas da ucrânia foram retiradas da Criméia abrindo espaço para a integração com a Rússia, e nesse mesmo momento, a Ucrânia retornou a discussão da sua saída na CEI, contudo ainda nada é oficial.
No ano de 2011 é noticiado a criação de uma zona de livre comércio entre 9 países da CEI: Armênia, Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão e Tajiquistão. Este acordo é visto como uma forma de evoluir a cooperação econômica na CEI.
A Federação Russa é a nação com maior destaque no bloco, pois apresenta grande importância no cenário econômico e geopolítico global. As nações, de um modo geral, estão estabelecendo relações econômicas com países fora do bloco, reduzindo os laços com os países integrantes da CEI.