Qual o número quântico trata dos sub-níveis de energia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
caramba, eu sou de humanas, mas pra responder isso eu tive que pesquisar, dizer pra um amigo que você era uma amiga e tals, mds, acho que a resposta tá aqui, não tô tendo muita aula sobre isso então é tudo do Google mesmo
Explicação:
1. Número quântico principal (n): Refere-se ao nível de energia do elétron.
Segundo o modelo atômico de Rutherford-Bohr, os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em órbitas circulares com quantidades de energia bem definidas e características, sendo, portanto, chamadas de níveis de energia ou camadas eletrônicas. Para os elementos conhecidos até o momento, a quantidade máxima de níveis de energia são sete, sendo representados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q, indo da camada mais próxima ao núcleo para a mais distante. Essas camadas correspondem respectivamente aos números 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
2. Número quântico secundário ou azimutal (l): Refere-se ao subnível de energia do elétron.
Conforme explicado no texto Distribuição eletrônica, os elétrons distribuem-se nas camadas eletrônicas de acordo com subníveis de energia, que são identificados pelas letras s, p, d, f, que aumentam de energia nessa ordem. Cada nível comporta uma quantidade máxima de elétrons distribuídos nos subníveis de energia.
para um número quântico principal n, o número quântico secundário será l = n - 1.
3. Número quântico magnético (m ou ml): Refere-se à orientação dos orbitais no espaço.
O orbital do tipo s possui forma esférica e, portanto, só há uma orientação possível para ele. Desse modo, só haverá um valor possível para o número quântico magnético, que será igual a 0.
(pelo o que entendi, depende da sua questão pra responder isso pq só dá ou +?, 0 ou -?)
4. Número quântico spin (s ou ms): Refere-se ao sentido da rotação (no inglês, spin significa rotação) do elétron.
Dois elétrons conseguem ficar em um mesmo orbital e não se repelirem porque eles giram em sentidos opostos, o que causa uma força magnética de atração. Assim, o magnetismo em razão do spin de um elétron é anulado pelo magnetismo do spin oposto, ficando um sistema estável.
É por isso que cada orbital possui no máximo dois elétrons com spins opostos, que são simbolizados por setas. Isso é dito pelo Princípio da Exclusão de Pauli.
Por convenção, adotamos o seguinte: a seta para cima corresponde a ms= -1/2, e a seta para baixo corresponde a ms= +1/2.
ms = -1/2 ou +1/2
ms = ↑ ou ↓
Segundo a Regra de Hund ou Regra de máxima multiplicidade, o preenchimento dos orbitais de um subnível deve ser feito de uma forma que contenha o maior número possível de elétrons desemparelhados (isolados). Por isso, temos que preencher primeiro os orbitais (quadradinhos), colocando somente as setas para cima, e depois voltamos preenchendo as setas para baixo.
espero ter ajudado :")