Qual o número da soma dos elétrons 2p dos seguintes átomos 3Li ,5b,6c,7R
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque a atração que o núcleo exerce sobre o elétron da última camada do lítio é menor que as atrações que os núcleos dos átomos do hidrogênio e do hélio exercem sobre seus elétrons de valência, que são 1 e 2, respectivamente.
Explicação: Lembrando que o átomo é um sistema elétrico com cargas positivas no núcleo (prótons) e cargas negativas (elétrons) ao seu redor, o núcleo exerce atração sobre todos os elétrons, incluindo os da última camada (se o elemento químico tiver mais de uma camada), embora seja menor sobre estes. Também devemos levar em conta que a atração prótons/elétrons tende a fazer o raio atômico diminuir e a repulsão elétron/elétron tende a fazer o raio atômico aumentar. Além dos níveis de energia, devemos incluir a carga nuclear efetiva (Zef), que é a atração efetivamente exercida pelo núcleo sobre os elétrons mais externos.
Simplificadamente temos:
Zef=Z-S
Em que Z é o número atômico e S é o número total de elétrons dos níveis internos.
Os elétrons das camadas internas blindam a atração que o núcleo exerce sobre os elétrons do última camada. Para o hélio, o hidrogênio e o hélio, temos:
1H-->1s1 Zef=1-0=1 --> S=0, pois há somente um elétron em um nível e não existe nenhum elétron blindando a atração que o núcleo exerce sobre ele.
Então: Zef=3-2=1
2He-->1s2 -->Zef=2-0=2
Como no hidrogênio, não há elétrons blindando a atração exercida pelo núcleo sobre os dois elétrons do hélio, logo o valor de Zef é maior.
3Li-->1s2 2s1 --> Z=3 e S=2
Então: Zef=3-2=1
Há 2 elétrons internos blindando a atração do núcleo sobre o elétron do nível mais externo do lítio. Então, o núcleo atrairá menos seu elétron de valência. Isso tende a fazer o raio atômico aumentar. Logo, o raio atômico do lítio é maior que os raios atômicos do hidrogênio e do hélio.