Qual o nome do movimento que marcou o início do movimento republicano no Brasil e o que ele pregava?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Com a fundação do Clube Republicano Federal, recrudesceu a propaganda republicana. Novos jornais começaram a surgir: “O Brasil Americano” , “A Lanterna”, “O Amigo do Povo “( este último mais tarde passou a se chamar “A República”).
Em 1878, com a volta do Partido Liberal ao poder, depois de passar dez anos afastado dele, o movimento republicano sofreu um forte abalo, pois o número de defecções foi bastante grande. Alguns dos desertores eram fundadores do Partido Republicano e signatários do manifesto de 1870, é o caso de : Lafaiete Rodrigues Pereira, Cristiano Otoni e Salvador de Mendonça.
Durante alguns anos, o movimento republicano ficou em situação de franca inércia. Somente a partir de 1886, o movimento começou a recuperar seu antigo impulso, principalmente em função dos novos nomes que vieram engrossar o movimento. Vários clubes e jornais foram fundados, o Partido participou de diversas eleições, embora sempre sem êxito.
Somente em 1887, com o aparecimento de Silva Jardim, a propaganda republicana passou a ter atitude efetivamente catequizada e militante. Entretanto , os acontecimentos se precipitaram e marcharam mais depressa que o Partido. O 15 de Novembro, embora feito com a colaboração de alguns chefes republicanos, está muito longe de ter sido obra do Partido.
Com efeito, apesar do grande número de jornais e do valor de alguns dos seus líderes, a influência republicana no Rio era pequena.
Em São Paulo, o Clube Republicano nasceu pouco depois do Rio. Alguns dias após a publicação do Manifesto de 1870, Américo de Campos comunicava ao Clube Republicano do Rio a fundação do Clube Paulista.
O Clube Republicano Paulista foi fundado por alguns elementos mais avançados do Clube Radical. Em São Paulo, como no Rio de Janeiro, havia uma relativa disseminação das “novas ideias “ da Europa. Embora em menos proporção que o Rio, a capital da Província de São Paulo era um adiantado centro cultural. A faculdade de Direito se impunha como uma das mais importantes do País.
Da mesma forma que o Rio, havia um grupo de profissionais liberais, se bem que menor, que simpatizavam com a República. Dentre eles destacava-se Alberto Sales, irmão de Campos Sales, que desenvolveu uma intensa propaganda republicana através do seu “Catecismo Republicanos”, publicado em 1885, e distribuído, em larga escala, no sul do País. Mas, como a maioria dos republicanos paulistas, Alberto Sales era racista, insistia na inferioridade moral e intelectual dos negros e mestiços e não se referia jamais à escravidão.