História, perguntado por patriciasantos000, 10 meses atrás

qual o nome dado a construções como as imagens que são estruturas com grandes muros planejados para defesa de territórios em tempos de guerra na época da colonização?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Alyssasimas
2

Resposta:

Explicação:

O Muro de Berlim foi construído em 1961, ao redor da cidade de Berlim Ocidental, a capital da Alemanha Ocidental. Essa construção tinha como proposta isolar essa cidade e fechar suas fronteiras com a Alemanha Oriental. Foi um dos grandes símbolos que evidenciaram a polarização do mundo no período da Guerra Fria.

Esse muro, que existiu entre 1961 e 1989, foi construído após autorização de Walter Ulbricht e Nikita Kruschev, líderes da Alemanha Oriental e União Soviética (URSS), respectivamente. Ao longo da existência desse muro, 140 pessoas morreram tentando cruzá-lo. O Muro de Berlim foi derrubado com a crise que levou ao fim do bloco socialista no Leste Europeu.

Acesse também: Entenda como a Guerra Fria interferiu na exploração espacial

Antecedentes

Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em RFA (à esquerda) e RDA (à direita).

Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em RFA (à esquerda) e RDA (à direita).

A construção do Muro de Berlim ocorreu dentro do processo de divisão que a Alemanha passou após a Segunda Guerra Mundial. Na época da Guerra Fria, existiam duas Alemanhas no mundo, cada qual alinhada com uma ideologia diferente.

A República Federal da Alemanha (RFA), também conhecida como Alemanha Ocidental, era capitalista e alinhada aos Estados Unidos. A República Democrática Alemã (RDA), por sua vez, era conhecida como Alemanha Oriental e era socialista, portanto, aliada da União Soviética. As capitais dessas duas nações era Berlim Ocidental e Berlim Oriental, respectivamente.

A divisão da Alemanha, além de ser uma grande marca da Guerra Fria, foi resultado da derrota alemã na Segunda Guerra Mundial. Depois da Batalha de Berlim, todo o território alemão foi ocupado pelas forças aliadas e dividido em quatro zonas: francesa, britânica, norte-americana e soviética.

Mapa da condição de Berlim após sua divisão. À esquerda, Berlim Ocidental; à direita, Berlim Oriental.[1]

Mapa da condição de Berlim após sua divisão. À esquerda, Berlim Ocidental; à direita, Berlim Oriental.[1]

Essa divisão em quatro zonas reproduziu-se no território alemão como um todo e mais especificamente na capital alemã, Berlim. À medida que a polarização do mundo foi sendo definida no final da década de 1940, as zonas ocupadas foram transformadas em nações distintas (RFA e RDA) para atender aos interesses de americanos e soviéticos.

A divisão da Alemanha foi o exemplo máximo da polarização da Guerra Fria, mas não foi exclusividade da Alemanha. Como consequência das negociações entre os Aliados (países que se opuseram à Alemanha, Japão e Itália na Segunda Guerra Mundial), a Coreia e o Vietnã também foram divididos em duas nações distintas, cada qual aliado ou dos EUA ou da URSS.

Perguntas interessantes