Qual o nome da doença quando se tem um verme no cérebro, fale sobre ela.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cisticercose é uma doença causada pelos ovos do verme platelminto Taenia solium e ocorre quando a pessoa ingere alimentos ou água contaminado.
Três dias após a ingestão dos ovos, eles se transformam em larvas que caem na corrente sanguínea podendo se alojar em várias partes do corpo como músculos, cérebro, pulmões, olhos e coração.
A doença é causada pela presença dos ovos da Taenia solium em nosso estômago, ingeridos através de alimentos mal lavados, água contaminada ou carne de porco que não foi preparada adequadamente.
Depois de ingeridos, em três dias esses ovos se transformam em larvas (popularmente chamadas de canjiquinha) e, por atravessarem a mucosa gástrica do estômago, caem na corrente sanguínea e se distribuem pelo corpo, podendo se alojar em várias partes dele.
O ciclo dessa verminose acontece, basicamente em 8 etapas:
Ovos da Taenia solium no ambiente, contaminando solo e água.
O porco, hospedeiro intermediário da doença, ingere os ovos através daquilo que está contaminado.
Os ovos, já instalados no estômago, se rompem e suas larvas caem na corrente sanguínea do animal.
Algumas larvas se instalam na carne do porco.
O homem, hospedeiro definitivo, ingere essas larvas através do consumo da carne contaminada.
Uma vez no intestino do homem, as larvas se tornam tênias adultas, que liberam uma grande quantidade de ovos no organismo de seu hospedeiro.
Esses ovos se autofecundam e alguns são eliminados na hora da evacuação.
Como os ovos foram eliminados, acabam caindo no ambiente novamente, recomeçando o ciclo.
Como as larvas se distribuem pelo corpo através do sangue, elas podem se alojar onde bem entenderem. Mas as regiões mais afetadas são:
Músculos;
Coração;
Olhos;
Pele;
Cérebro.
Quando os cisticercos se alojam no cérebro humano, a doença é chamada de neurocisticercose, uma das mais graves fases da cisticercose.