Qual o nível CMM dado ao conceito abaixo?
Utilizando métricas precisas, o gerenciamento pode efetivamente controlar os esforços para desenvolvimento de software. Em particular, o gerenciamento pode identificar caminhos para ajustar e adaptar o processo para projetos particulares, sem perda de métricas de qualidade ou desvios das especificações.
Organizações neste nível conseguem metas quantitativas para o processo de desenvolvimento de software e de manutenção.
A)
Nível 4: Gerenciado
B)
Nível 3: Gerenciado
C)
Nível 2: Otimizado
D)
Nível 4: Em processo
E)
Nível 4: Otimizado
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nível 4: Gerenciado
Explicação:
Resposta:
A) Nível 4: Gerenciado
Explicação:
Nível 1: Inicial
No nível 1 de maturidade, os processos normalmente são ad hoc e a organização geralmente não dispõe de ambiente estável. O sucesso nestas organizações depende da competência e do heroísmo dos funcionários e não do uso de processos estruturados. Devido ao imediatismo, um ambiente caótico, o nível 1 de maturidade raramente produz um produto ou serviço que funcione. Assim, frequentemente, eles excedem o orçamento e o prazo em seus projetos.
Nível 2: Repetível
No nível 2 de maturidade, o desenvolvimento do software é repetido. O processo pode não se repetir para todos os projetos da organização, que pode usar ferramentas de Gerência de Projetos para mapear os custos e o prazo do projeto. A adoção de um processo de desenvolvimento ajuda a garantir que práticas existentes são utilizadas em momentos de stress. Quando estas práticas são adotadas, os projetos decorrem e são gerenciados de acordo com o planejamento inicial. O status do projeto e os serviços entregues são visíveis ao gerenciamento (por exemplo: é
possível a visualização de marcos do projeto e o término da maioria das tarefas). Técnicas de gerenciamento de projetos são estabelecidas para mapear custos, prazos e funcionalidades. Um mínimo de disciplina nos processos é estabelecido para que se possa repetir sucessos anteriores em projetos com escopo e aplicação similar. Ainda há um risco significante
de exceder os custos e estimativas de prazo de desenvolvimento.
Nível 3: Definido
A organização possui um conjunto de processos padrão, que são a base do nível 3 e estão estabelecidos e melhorados periodicamente. Estes processos padrão são usados para estabelecer uma consistência dentro da organização e os projetos estabelecem seus processos definidos pelo
conjunto de padrões processuais da organização. O gerenciamento da organização estabelece os objetivos dos processos, baseado no conjunto de padrões pré-definidos e garante que estes objetivos sejam encaminhados de forma apropriada. Uma crítica distinção entre os níveis 2 e 3 é o escopo dos padrões, descrição dos processos e procedimentos. No nível 2, os padrões, descrições de processos e procedimentos podem ser bem diferentes em cada instância específica do processo (por exemplo, em um projeto particular). No nível 3, os padrões, descrições de processo e procedimentos para o projeto são guiados pelo conjunto padrão de processos da organização.
Nível 4: Gerenciado
Utilizando métricas precisas, o gerenciamento pode efetivamente controlar os esforços para desenvolvimento de software. Em particular, o gerenciamento pode identificar caminhos para ajustar e adaptar o processo para projetos particulares, sem perda de métricas de qualidade ou desvios das especificações. Organizações neste nível conseguem metas quantitativas para o processo de desenvolvimento de software e de manutenção.
Nível 5: Otimizado
O nível de maturidade 5 foca no contínuo aumento do desempenho dos processos por meio de melhorias de inovação tecnológica e incremental. Objetivos de melhoria quantitativa dos processos para a organização são estabelecidos, continuamente revisados, refletindo os objetivos da organização e usando critérios de gerência de processos. Os efeitos da melhoria da revisão dos processos são medidos e acompanhados, utilizando-se processos de melhoria de qualidade. Ambos – os processo definidos e o conjunto de processos padrão da organização – são alvos de melhoria de métricas.