Qual o motivo que torna a produção de energia em hidrelétricas um fator de emissão de metano (CH4)? Lembre-se de considerar não só o processo de produção, mas também o de instalação da usina.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O alagamento que ocorre em volta da usina, decomposição em massa.
Explicação:
Ao serem construídas, as usinas hidrelétricas, exigem uma grande represa para o seu funcionamento, que normalmente não está formada. Logo, a construção bloqueia o fluxo normal do rio, onde será instalada, e alaga toda área em volta da usina.
Esse processo faz com que muita vegetação acabe morrendo e se decompondo, a decomposição provoca a emissão do metano.
A emissão do gás metano é relacionado tanto a retirada da sua mata nativa e o processo realizado nas turbinas das hidrelétricas.
Vamos aos dados/resoluções:
É importante enfatizar que os motivos pelos quais a produção de energia em hidrelétricas acabam se tornando um grande "amontoado" de emissão de metano, se origina de dois fatores:
- O primeiro remete ao processo de instalação de usinas, onde é retirada grande parte da sua mata nativa onde é gerado matéria que entra em estado de decomposição no solo e com isso, gera o gás metano.
- O segundo já se refere ao processo de produção, no que diz respeito a liberação de metano decorrendo da decomposição da matéria orgânica que é encontrada no fundo do reservatório. E logo assim que a coluna d'água aumenta, e a concentração do mesmo também aumenta, ocorre assim a água atinge as turbinas da usina, essa diferença na pressão acaba por ocasionar a expulsão do gás metano na atmosfera.
Para aprender mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/25408875
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
da usina, com o desmatamento das margens do rio, e de todas as árvores que ficam debaixo da água, quando
as usinas estão prontas e alagamento é formado. Então todas as plantas tornam-se matéria orgânica que
certamente transforma no metano.