História, perguntado por camariane3ssa4leri, 1 ano atrás

qual o motivo que levou os negros apos a aboliçao da escravidao a rejeitarem a data comemorativa?

Soluções para a tarefa

Respondido por marthahood
0
A abolição da escravidão no Brasil foi o que os historiadores chamam de "lei para inglês ver". Na época o Brasil estava sendo pressionado pela Inglaterra a abolir a escravidão, vista pelos ingleses como uma aberração à liberdade humana, uma crueldade às pessoas vindas de outros países só pelo tom de sua pele. Sob a ameaça do corte de relações e boicote à economia brasileira, o império foi forçado a libertar todos os escravos apesar dos protestos dos "donos", que alegavam ser um enorme prejuízo, um atraso a suas plantações. Se de um lado a lei áurea foi um grande benefício, de outro significou o início de um enorme dilema para todos envolvidos.
Prova disso é a enorme quantidade de ex-escravos maltrapilhos e famintos sem ter aonde ir, pois de uma hora para outra foram "libertos" mas sem nenhuma ajuda por parte do governo ou dos senhores de engenho. Do que adianta ser livre se você não tem onde morar? Do que adianta planejar construir uma casa se ninguém lhe oferece um emprego para que ganhe dinheiro honestamente? Como educar-se e estudar se as escolhas fecham as portas para negros? Resultado disso é que muitos deles retornaram aos engenhos, de onde sempre sonharam fugir, por não terem outra opção, e lá alguns passaram a ser remunerados, enquanto outros continuaram na mesma situação de sofrimento extremo.
Embora a data seja importante até hoje, de fato é mais um episódio de tristeza quando busca-se refletir mais a fundo o que realmente aconteceu.
Perguntas interessantes