Qual o motivo principal da crítica a obra "O Contrato Social" de Rousseau, realizada por Saint-Simon?
Soluções para a tarefa
Resposta:
"O Contrato Social" é considerado uma das obras fundamentais da filosofia política. ... Longe de ser um pacto de submissão, o contrato social é um pacto de associação entre os homens. No estado civil, preconizado por Rousseau, o soberano é a vontade geral.
A filosofia de Jean-Jacques Rousseau tem como essência a crença de que o Homem é bom naturalmente, embora esteja sempre sob o jugo da vida em sociedade, a qual o predispõe à depravação.
As principais ideias de Jean Jacques Rousseau começam pela total liberdade do homem, sendo que o filósofo iluminista defendia e acreditava que o homem deveria ser livre para agir e pensar. A liberdade já era da própria natureza do homem, ou seja, ele já nascia com o objetivo de ser livre.
Rousseau defende três formas básicas de governo: monarquia para Estados grandes, aristocracia para Estados médios e democracia aos Estados pequenos. ... O governo é considerado como funcionário do legislativo. Sua função é executar as decisões do soberano.
Rousseau foi um grande filósofo, escritor e teórico (além de outras funções das quais ocupou-se durante o tempo de vida) suíço. A principal crítica de Jean-Jacques dava-se à sociedade.
Espero ter que aí tem a resposta que você necessita