História, perguntado por eduardo9758, 8 meses atrás

qual o motivo para a maioria das capitanias hereditárias da América portuguesa não se desenvolver nos primeiros tempos após sua implantação​

Soluções para a tarefa

Respondido por Manda16012007
2

Resposta:

leia com atenção

Explicação:

Em 22 de abril de 1500, a expedição liderada por Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, marcando oficialmente a chegada dos portugueses ao continente americano. Apesar de a chegada no novo continente ser algo marcante, os portugueses, naquele momento, tinham como prioridade econômica o comércio de especiarias na Índia.

Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Cabral em 1500. Décadas depois implantaram as capitanias hereditárias.

Sendo assim, os portugueses ficaram poucos dias no Brasil e logo partiram para a Ásia com o intuito de encher os navios com as valiosas mercadorias lá obtidas. Portanto, dentro desse contexto, as possibilidades econômicas da América Portuguesa ficaram à margem, porque o comércio das especiarias era muito mais atrativo do que a possibilidade de expansão colonial.

Assim, os primeiros trinta anos da história da América Portuguesa resumiram-se na instalação de feitorias no litoral brasileiro e na exploração dos trabalhos dos indígenas para a derrubada de pau-brasil, árvore valiosa pela resina vermelha que sua madeira possuía e que era útil no tingimento de tecidos.

A década de 1530, por sua vez, trouxe a necessidade aos portugueses de criar mecanismos que garantissem a sua posse sobre sua parcela de terra na América.

Primeiramente, o comércio de especiarias estava decadente. Além disso, os franceses representavam uma ameaça aos portugueses, pois invadiam as “terras portuguesas” (segundo o Tratado de Tordesilhas) e negociavam com os indígenas.

Respondido por rudsonsilva11
4

Resposta:

As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534. A América Portuguesa foi dividida em 15 faixas de terra, e a administração dessas terras foi entregue aos donatários

Explicação:

ACHO QUE É ISSO ESPERO TER AJUDADO


Manda16012007: espero ter ajudado
Manda16012007: por favor me da um melhor resposta
Manda16012007: se for possível
karlath03: tá errado não?
Perguntas interessantes