História, perguntado por PedroCobe, 1 ano atrás

Qual o motivo das revoltas dos escravos da roma antiga?

Soluções para a tarefa

Respondido por Albuquerque88
11
Escravo liberto não possuía muitos dos direitos e privilégios dos cidadãos romanos, os romanos consideravam a escravidão como infame, e um soldado romano preferia se matar antes de cair escravo de um povo bárbaro (não romano). Eles lutavam pelo fim da condição servil e melhores condições de vida.

PedroCobe: Obrigado
Respondido por TheWillOfEvil
5

Cada revolta teve seus motivos internos específicos, embora tenha um plano geral. Já foi dito aqui que escravos libertos não tinham muitos direitos, o que é verdade, mas isso é em parte, pois escravos se tornavam clientes "permanentes"; ou seja, seriam cidadãos de segunda classe para sempre, embora seus filhos pudessem ascender socialmente. Mas em todo o caso, para um cliente se tornar patrício, era um evento extremamente raro, e isso considerando que a maior parte da população completamente livre de Roma era cliente. Ou seja: Escravos libertos são aproximadamente tão livres quanto homens comuns de Roma... O que não era tanto assim, na realidade. Deve-se considerar que escravidão em Roma era diferente de como é tipicamente encarado: Um homem poderia tornar-se escravo voluntariamente por um certo período de tempo ante um contrato para quitar dívidas.

As revoltas mais comuns em Roma eram motivadas por duas coisas principalmente: Protesto e reação contra maus-tratos, ou uma oportunidade fácil para revoltas, como muitos escravos aproveitam períodos de caos em Roma para se revoltar.

Perguntas interessantes