História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Qual o momento histórico as teorias raciais sobre a superioridade da raça humana surgiram

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
4

Oi, tudo bom?

O contexto do surgimento das teorias raciais sobre a superioridade de uma raça sobre a outra, notadamente a da ''raça branca'' sobre as demais, foi a da deturpação da obra do naturalista Charles Darwin nos séculos XIX e XX.

Charles Darwin publicou um livro, em 1859, intitulado ''A Origem das Espécies'', onde ele trabalha os conceitos da evolução animal, e consequentemente humana. Alguns outros teóricos, como Herbert Spencer, então, transplantaram as ideias de Darwin para o campo social, de forma errônea, o que ficou conhecido como darwinismo social. Assim, por esse pensamento, as ciências da época legitimaram o racismo e o imperialismo europeu, ao afirmarem existir uma superioridade de uma raça sobre a outra. Como a raça europeia branca era tida como superior, ela estaria então fazendo um favor para as demais raças ao dominá-las, assim, em algum tempo elas também atingiram o mesmo patamar de ''sucesso''.


Detalhe: o conceito de raça hoje em dia é totalmente errado. Só existe uma única raça: a humana. Atualmente diz-se que existem ''etnias'', que são um grupo de pessoas que partilham da mesma cultura, língua, tradição, etc.


Bons estudos!

Respondido por eduardooliveira14x
0
Resposta: Depende. As teorias "científicas" sobre a Supremacia Branca surgem no século XIX, sendo uma associação com as tendências evolucionistas de então, e buscam explicar "geneticamente" a suposta "superioridade biológica" dos brancos sobre todos dos demais seres humanos, o que ajudou, por exemplo, na defesa ideológica da colonização da África. Contudo, a ideia de uma suposta superioridade branca é muito anterior ao século XIX: quando os brancos afirmam que os negros não possuem alma e, portanto, podem ser escravizados já há, por trás disto, esta ideia falaciosa.
Perguntas interessantes