História, perguntado por leonardomenezes1, 1 ano atrás

qual o modo pelo qual a coroa puniu os conjurados na bahia e em minas gerais

Soluções para a tarefa

Respondido por carmelitamaia
0
Conjuração Baiana: 
O governo português prendeu mais de 39 rebeldes e condenou à morte quatro líderes da rebelião, todos afrodescendentes e pobres. Em 8 de novembro de 1799, por ordem da rainha de Portugal, D. Maria I, os soldados Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens e os alfaiates João de Deus e Manoel Faustino foram enforcados e esquartejados na Praça da Piedade, em Salvador. 

Conjuração Mineira: 
Os conjurados tinham muitos planos, mas careciam de apoio popular e armas. A rebelião foi denunciada por várias pessoas e não chegou a ocorrer; um de seus delatores, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, contou o plano dos conjurados ao Visconde de Barbacena (governador) em troca do perdão de uma dívida que tinha com Portugal e foi perdoado; Silvério dos Reis morreu rico quase 30 anos depois. 
De sua parte, o governador suspendeu a derrama e organizou a perseguição aos envolvidos. Tiradentes e os demais conjurados foram presos. A rainha de Portugal ordenou a abertura de dois processos, um no Rio e outro em Minas. O julgamento durou três anos; 11 conjurados foram condenados à forca. Depois as sentenças foram alteradas: somente Tiradentes foi condenado à morte. Os demais receberam pena de degredo (exílio) nas colônias portuguesas da África. Alguns, como Tomás Antônio Gonzaga, que foi degradado para Moçambique, conseguiu reconstruir sua vida e ter sucesso. Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Perguntas interessantes