Química, perguntado por nxhvfmdlsks, 10 meses atrás

qual o modelo atômico explica o teste de chama?

Soluções para a tarefa

Respondido por Zogorefredo
4

O modelo de Bohr e Schrodinger, sendo que o de Bohr considera o elétron como partícula (se comporta como um corpo) e Schrodinger considera a dualidade onda-partícula do elétron (se comporta como onda e como partícula ao mesmo tempo).

Uma vez que ambos consideram que o elétron é quantizado (só pode existir e absorver determinadas energias), o teste de chama e o espectro de luz dos átomos podem ser explicados.

Pelo modelo de Bohr: Os elétrons estão em órbitais, tendo o núcleo como centro. Quanto mais distante do núcleo, maior a energia do elétron (uma vez que positivo atrai negativo, quanto mais perto o elétron está do núcleo mais estável ele está). Quando um átomo recebe energia , o elétron pode absorver energia suficiente para conseguir ir para uma camada mais afastada do núcleo. Porém, uma vez que a natureza tende ao mais baixo nível de energia, o elétron tende a voltar para sua órbita original e, ao voltar, devolve a energia absorvida em forma de radiação (podendo ser uma radiação na faixa do visível, que vemos como cores).

Exemplos: O teste de chama é exatamente isso. O átomo é energizado (no caso, com energia térmica), o elétron vai para uma camada mais distante do núcleo e posteriormente volta para a camada originária, emitindo a diferença de energia na forma de luz visível.

Outro exemplo é a fluorescência, em que átomos conseguem absorver energia na faixa do não visível e emitir luz na faixa do visível.

O modelo de Schrodinger considera que os elétrons se comportam como ondas, de modo que só podemos saber a probabilidade de um elétron estar em determinada região ou não, porém nunca podemos saber aonde ele está em relação ao núcleo. Sendo a energia de uma onda proporcional a frequência, o teste de chama pode ser explica como: Ao fornecer energia a um átomo, a frequência do elétron aumenta e, posteriormente, diminui para voltar ao estado mais estável. Ao diminuir, energia é liberada na forma de luz (podendo estar na faixa do visível), e a frequência do elétron volta ao seu estado normal, mais estável.

Perguntas interessantes