qual o método mais apropriado para secar a camisa
Soluções para a tarefa
Resposta:
O grande inconveniente em deixar as roupas sujas acumularem é que, ao lavá-las e colocá-las no varal, sobra pouco espaço para o ar circular e, assim, secá-las com mais facilidade.
O segredo, aqui, está em lavar as roupas em uma quantidade menor, o que garante um ambiente mais arejado e propício para secar roupas rapidamente. Além disso, privilegiar a circulação de ar naturalmente também é uma ótima maneira de espantar aquele mau cheiro que parece acompanhar as roupas no varal.
Por isso, fica a dica: crie o hábito de manter abertas as janelas ao redor da lavanderia.
2. Mude as peças de posição no varal
Além de espaço, circulação de ar e boa ventilação, as roupas úmidas também podem necessitar de uma ajudinha, de vez em quando, para tornar o processo mais rápido.
Para isso, basta mudá-las de posição, de tempo em tempo, para que todos os lados das suas peças entrem em contato com a ventilação natural que entra pelas janelas.
Uma boa dica é se atentar às regiões em que ocorre maior concentração de umidade, como os bolsos de calças e casacos e nos punhos das camisas. Verifique a possibilidade de deixá-las mais próximas às maiores fontes de calor da lavanderia, ou do quintal, para que sequem com mais facilidade.
3. Mantenha as roupas esticadas
Já reparou como aquela toalha pós-praia, enrolada na bolsa ou na mochila, demora muito mais para secar do que o habitual? Pois com as roupas acontece o mesmo, uma vez que, quando dobradas, as peças secam sem pressa alguma.
Ao colocar as roupas no varal, substitua os pregadores por cabides, deixando as peças esticadas. Lembre-se, apenas, de seguir também a recomendação do primeiro tópico deste post e evitar que as roupas fiquem muito próximas umas das outras.
4. Utilize uma toalha seca
Da mesma maneira que uma toalha seca entre as roupas úmidas ajuda a secar as peças, quando existe uma secadora por perto, o processo também pode ser aproveitado para quem se acostumou a secar roupas manualmente.
Para isso, basta enrolar as peças na toalha seca e pressionar por alguns minutos, fazendo um rocambole pouco apetitoso, mas providencial, e capaz de absorver boa parte do excesso de água.
Após a técnica, basta colocar as peças no varal para que elas sequem normalmente.
5. Use um ventilador ou secador de cabelo
Para os dias em que a pressa é maior do que a paciência em esperar pela secagem natural das roupas, um ou dois utilitários da casa podem ser de grande ajuda, como o ventilador e o secador de cabelo.
Para o primeiro, basta posicioná-lo próximo ao varal, para que o vento gerado ajude a remover a umidade das roupas. Já o secador pode ser usado em peças individuais, para soprar o ar quente diretamente naquelas que você necessita com urgência e não pode esperar.
6. Conte com a ajuda da sua máquina de lavar
Pode não ser novidade para muita gente, mas algumas máquinas de lavar possuem uma configuração de centrífuga em alta rotatividade, cujo movimento é fundamental para expelir o excesso de água nas roupas.
E ainda que a sua máquina não possua esse diferencial, não há problema! Basta colocar as roupas, mais uma vez, na máquina, passando-as novamente pelo processo de centrifugação. Isso já ajuda a deixá-las mais secas.
Por fim, basta estender as peças no varal, contando com a ventilação do dia e a circulação de ar, para que elas sequem naturalmente e com mais agilidade.
7. Use bolas de tênis para secar roupas
Para você que se aposentou das quadras, e achava que as bolas de tênis só serviriam para exercitar o cachorro, existe um truque muito útil para quem prefere secar roupas em uma secadora e, ainda assim, busca agilidade no serviço.