Matemática, perguntado por ingryddddd, 1 ano atrás

Qual o menor ângulo formado pelos vetores que representam geometricamente os números
complexos Z = 1 +  \sqrt{3} i e  Z^{5} ?


Usuário anônimo: formaria um pentágono?

Soluções para a tarefa

Respondido por FelipeQueiroz
3
Nesses casos é bom escrever o número na forma polar, aquele clássico z = \rho(\cos\theta+i\sin\theta), onde \rho é o módulo de z.

i) Primeiramente temos que passar z, que está na forma algébrica, para a forma polar. Dado um número complexo z = a+i.b passamos o número para a forma polar da seguinte forma:

\rho = \sqrt{a^2+b^2}
\cos\theta = \dfrac{a}{\rho} \\ \\ \sin\theta=\dfrac{b}{\rho}

Temos os valores de a e b, agora podemos calcular \rho e \theta:

\rho = \sqrt{1^2+(\sqrt3)^2}\Rightarrow \rho=\sqrt{1+3} \Rightarrow \boxed{\rho = 2} \\ \\ \cos\theta = \dfrac{1}{2}; \ \sin\theta = \dfrac{\sqrt{3}}{2} \Rightarrow \boxed{\theta = 60^\circ}

ii) Agora que temos \rho e \theta podemos usar a fórmula de Moivre para potência de números complexos. Ela precisa que o número esteja na forma polar e diz que:

z^n = \rho^n(cos(n\theta)+i.\sin(n\theta))

Como a questão só lida com ângulos não será necessário calcular z^5, mas apenas o seu ângulo, que vem a ser 5.\theta = 300^\circ;

iii) Agora temos o ângulo formado entre z e o eixo x, que mede 60°, e z^5 e o eixo x, que mede 300°. Os dois ângulos formados pelos dois vetores são 300°-60° = 240° e 360°-240° = 120° (se você fizer o desenho aí vai entender de onde saiu esse 360°. Infelizmente não consigo dar uma explicação boa sobre isso :/ )
É fácil ver que o menor desses dois ângulos é 120°, que é a resposta do problema

R: 120°

FelipeQueiroz: Ali na resolução aparece sin. Isso é o seno do ângulo, que é escrito sine em inglês (tava usando o latex, daí ficou dessa forma)
Perguntas interessantes