Qual o maior representante da Arte Popular pernambucano?
Soluções para a tarefa
Em Pernambuco surgiram o primeiro folguedo e o primeiro ritmo afro-brasileiros: a Congada e o Maracatu. Na foto, cortejo de Maracatu Nação em Olinda.
A cultura de Pernambuco é uma das culturas mais ativas, ricas e diversificadas do Brasil. Sua base é luso-brasileira, com influências africana, indígena, judaica e holandesa.Trata-se de uma cultura bastante particular e típica, mas extremamente variada, constituindo um dos pilares da cultura brasileira. Primeiro núcleo econômico do país, Pernambuco é uma área de povoamento muito antigo.
Em Pernambuco está a origem, remota ou recente, de diversos símbolos culturais do Brasil: a capoeira, considera-se, surgiu em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares na então Capitania de Pernambuco, e espalhou-se por todo o território brasileiro, além de ter influenciado a dança do frevo; do coco, dança de roda pernambucana, deriva o samba de roda, que foi levado da Bahia para o Rio de Janeiro, dando origem ao samba moderno; os mais antigos relatos de carnaval no Brasil são de Pernambuco; a cachaça tem provável origem nos engenhos de açúcar pernambucanos, nos primórdios do Brasil Colônia; e são de Pernambuco os primeiros registros da feijoada à brasileira, considerada o prato nacional do país. Além disso, personalidades pernambucanas, individualmente, influenciaram de diversos modos a cultura nacional: o sambista Hilário Jovino Ferreira foi o criador do primeiro rancho carnavalesco do Rio de Janeiro, revolucionando o carnaval carioca assim como fez anos mais tarde o jornalista Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues, ao organizar o primeiro desfile competitivo das escolas de samba; e dois sertanejos, Luiz Gonzaga e Lampião, difundiram com grande êxito a cultura do semiárido brasileiro