Qual o lugar do poder na democracia?
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Constata-se na contemporaneidade uma crise da democracia representativa decorrente da concentração econômica em nível global. Esta concentração econômica permite que grandes conglomerados econômicos, mais poderosos que muitos Estados nacionais, controlem a mídia, manipulem a opinião pública e financiem campanhas eleitorais milionárias. Com o fortalecimento do poder econômico frente aos Estados nacionais, assiste-se a desconstrução do Estado social, construindo-se em seu lugar, um Estado penitenciário que prioriza o controle social no lugar da assistência ou da inclusão social. Democracias liberais históricas transformam-se em quase oligarquias onde os direitos civis vêm sendo sistematicamente comprometidos. Diante desta crise, vislumbra-se a alternativa do fortalecimento da democracia participativa que, no Brasil, passa por importantes experiências como a do fortalecimento do município como ente federado e de mecanismos democráticos municipais como o orçamento participativo. A descentralização democrática vem se afirmando como alternativa para a construção de uma democracia dialógica que resgate a credibilidade da democracia representativa.
Respondido por
8
O lugar do poder na Democracia é nas mãos do povo, ao menos na teoria. A Democracia baseia-se no Governo do Povo, pelo Povo e para o Povo, o que infelizmente não é a realidade em todos os regimes democráticos.
O câncer da democracia ocorre quando a corrupção modifica o lugar do poder na Democracia, que é roubado-do povo e passa a ser mantido por elite política, a qual busca apenas a conquista e manter seus poderes políticos.
A República Romana e a própria brasileira são exemplos do que ocorre quando o lugar do poder na Democracia não está no povo, e sim em uma elite corrupta. Há intermináveis problemas sociais.
Para mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/20622481
Anexos:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás