qual o interesse dos diversas nações sobre a Antártida?
Soluções para a tarefa
Continente Antártico, por que tanto interesse?
O impacto do incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz oocorrido em fevereiro de 2012 vai além do científico: é político, também. Sempre defendi a tese de que a opinião pública fosse esclarecida sobre as atividades brasileiras no Continente Antártico, que são de extrema importância. Seria uma forma de isso repercutir no orçamento destinado às atividades de pesquisa no País (A situação do PROANTAR é crítica). Estive na Antártida em duas oportunidades: em 1986, na primeira troca de comando da base e em 1996. Posso afirmar com certeza, sem medo de errar, que o trabalho realizado pela Marinha Brasileira é fundamental para as operações naquele continente. Desde aquela época, fala-se em corte de verbas para as pesquisas e infra-estrutura. (Artigo de Diniz Júnior)
continente antártico, imagem do navio polar brasileiro Ary Rongel
Ary Rongel, um dos navios polares da Marinha do Brasil
Continente antártico e o futuro do PROANTAR
Os pesquisadores temem pelo futuro do Programa Antártico Brasileiro ( Proantar) e alertam que não está garantido no Orçamento federal deste ano o R$ 1,86 milhão da parte científica do Proantar. Os valores estão congelados desde 2014. Outra queixa dos cientistas é a demora na abertura de um novo edital para projetos antárticos. Eles reivindicam, desde 2015, R$ 20 milhões, por três anos, para selecionar projetos capazes de manter o patamar da pesquisa nacional na Antártida.
Continente antártico: falta prioridade por parte do governo
O incêndio na base brasileira foi uma fatalidade, cujas consequências seriam menores se o País desse prioridade à Antártida. Hoje 30 países têm base cientificas na Antártida, onde é proibida pelo Tratado Antártico qualquer pretensão militar. Mas há quem reivindique que esse acordo que vigora desde 1961 seja revisto. Porém por que tanta atração por um território onde a temperatura chega a 89 graus negativos, e os ventos chegama 300 km por hora?
É nacessário investir na Antártica?
A questão é saber se é necessário fazer grande investimento na Antártida na construção de uma base mais moderna. Acredito que seja. A Antártida é estratégica. Não do ponto de vista militar, mas sim pelas riquezas existentes no continente. Existem reservas minerais importantes. As rotas transpolares é outro tema interessante. O continente é um ponto de encontro dos oceanos Atlântico Sul, do Índico e do Pacífico. Ou seja, existem possibilidades de serem criadas rotas comerciais importantes, mas é necessário garantir o tráfego de navios. Estando na Antártida, torna-se tudo mais fácil para garantir a participação nesse comércio. A pesquisa parou de receber recursos desde 2006, foi reduzindo a cada ano. A Antártida é tão estratégica para o Brasil quanto a preservação da Amazônia ou do Atlântico Sul.
(espero ter ajudado ♡)