Qual o impacto que a internet causou em minha vida?
Mínimo 15 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
O impacto da internet nas nossas vidas
Parece difícil falar sobre o impacto da internet nas nossas vidas, nas relações atuais que temos com o trabalho e a sociedade, principalmente porque a internet está em todos os lugares. Mais que um luxo, ela se tornou uma necessidade.
Embora tenha sido desenvolvida há apenas 50 anos, não conseguimos mais imaginar nossa vida sem estar conectado. Na última década, ela cresceu exponencialmente em uma velocidade inimaginável, passando de um sistema de pesquisa e conectividade, para integrar a vida de 51% da população mundial.
É através da internet que nos relacionamos com o mundo a nossa volta. Antes, esperava-se que essa tecnologia ajudasse pessoas de todas as partes do globo a se comunicar – a possibilidade de alguém de São Paulo e de Tóquio poderem conversar simultaneamente era extraordinário. Mas hoje, a internet influenciou, principalmente, na forma como nos relacionamos com as pessoas, nosso trabalho e nossa sociedade.
Trocamos mensagens, compartilhamos momentos nas redes sociais, buscamos entretenimento, marcamos encontros, entre dezenas de outras interações on-line. Cada meio de relacionamento sofreu o impacto da internet sobre suas relações, e não somente com os outros indivíduos, mas nossa própria rotina. Afinal, pela internet, nós pagamos contas, pedimos comida e transporte, estudamos, conhecemos pessoas e passamos a trabalhar com essa ferramenta.
As relações de trabalho na internet talvez tenham sido o campo que mais apresentou mudanças com a tecnologia. Nos últimos anos, a internet proporcionou novas alternativas para o mercado de trabalho, e criou demandas que não existiam no passado.
Abordaremos, a seguir, como o impacto da internet nas relações sociais criou novos segmentos de trabalho, e o que isso representa para o futuro da comunicação e dos negócios on-line.
A internet modifica a comunicação interpessoal
Muito antes de ser utilizada em larga escala por todo o mundo, a internet era uma estratégia de comunicação dos Estados Unidos. Durante a Guerra Fria, em meados de 1960, o país tinha medo que bombardeios atingissem núcleos de informações valiosas, como centros de pesquisa e estratégias.
Foi pensando nisso que se desenvolveu uma rede de comunicação que trocava informações entre dois pontos interconectados. Esse serviço descentralizava dados importantes da guerra e do desenvolvimento tecnológico, além de permitir o diálogo entre duas bases distantes.
Durante muito tempo, apenas cientistas e militares tiveram acesso ao primeiro protótipo de internet. Já no final da guerra, sem maiores tensões e ameaças de ataque, a tecnologia foi liberada para uso acadêmico, inicialmente nos Estados Unidos, e, em seguida, para outros países da Europa.
A internet só foi liberada para uso comum a partir de 1990, quando passou a se popularizar. Mesmo que a tecnologia como conhecemos hoje seja relativamente nova, é possível afirmar que a internet surgiu e sempre atuou para a comunicação.
Não é difícil imaginar por que a internet se tornou tão popular e necessária em tão pouco tempo. A chance de conectar bilhões de pessoas na mesma rede, unir tantas culturas ao mesmo tempo, é admirável. Não importa a distância, sejam metros ou milhares de quilômetros, tornou-se possível interagir com qualquer indivíduo, de qualquer parte do mundo, a qualquer momento.
Aos poucos, o impacto da internet nas comunicações interpessoais começou a crescer. Essa tecnologia proporciona, acima de tudo, praticidade e rapidez. Para conversar com alguém do outro lado do globo, em vez de levar meses, por exemplo, leva-se segundos. E essa facilidade começou a se espalhar cada vez mais