Ed. Física, perguntado por fernandasilveiraborg, 5 meses atrás

Qual o impacto dos e-sports na educação brasileira?Atualmente, 75 milhões de pessoas no mundo acompanham os esportes eletrônicos. Os campeonatos mundiais movem milhões de dólares e, semanalmente, acontecem mais de oito grandes torneios de e-sports ao mesmo tempo só no Brasil. Segundo a editora-chefe do portal Versus eSports, Bárbara Gutierrez, em países como os Estados Unidos, os atletas, também conhecidos como pró-players, chegam a receber uma quantia similar a de jogadores da liga norte-americana de futebol.Nesse cenário, o Brasil é o país com a terceira maior audiência de e-sports no mundo, atrás apenas da China e dos EUA. Em 2018, o mercado de games eletrônicos no país cresceu 19% com relação ao ano anterior. O mercado de e-sports no Brasil, o impacto dos jogos eletrônicos nos currículos escolares no país, entre outras temáticas são discutidas pelo apresentador Cristiano Reckziegel e convidados nessa edição do programa Debate (07/05), que começa às 21horas.Jogos e sala de aula combinam?A utilização de jogos eletrônicos em sala de aula têm sido tema de debate para diversos pesquisadores e divide opiniões no país. Uma das temáticas levantadas na discussão diz respeito ao conteúdo e à finalidade com que determinados jogos foram criados. Para a professora da Unifesp, Paula Carolei, qualquer game pode ser utilizado, desde que se desenvolva um planejamento estratégico para aquela tarefa.– Todos os jogos podem ser utilizados, mesmo os com temáticas mais problemáticas. O que o professor deve fazer é mediar e promover a reflexão nos alunos. É preciso saber que horas esse aluno vai jogar, como esse jogo será discutido e qual será a atividade feita por eles.A streamer de e-sports e apresentadora de eventos, Ingrid Favret, avalia que as dúvidas que ainda cercam o uso dos jogos eletrônicos se justificam pelo interesse e o acesso aos e-sports serem bastantes recentes no Brasil.– Antigamente, era tudo mais amador. Naquela época existia uma escolinha para juntar adolescentes interessados em aprender com jogadores profissionais. Agora nós temos vídeo aulas, as streams. O LOL, por exemplo, foi parar na TV, popularizando o game entre as diferentes idades.League of Legends (LOL)As competições de e-sports também se popularizaram e o programa Debate mostra como foi uma das mais recentes, a final do Circuito Desafiante de League of Legends (LOL), que aconteceu em abril desse ano, em São Paulo. Para além das competições oficiais, os torneios colegiais também movimentam o público. Uma das vantagens defendidas por quem apoia o uso de jogos eletrônicos na educação diz respeito ao senso de trabalho que os games podem desenvolver em crianças e jovens. Um torneio amador intercolegial em São Paulo foi criado pela Greenk com o objetivo de desenvolver soluções ambientais com alunos por meios dos e-sports. O gerente geral do torneio Fernando Perfeito, avalia o engajamento dos alunos:– O game vem para dentro da escola para atender idades distintas. E na Greenk, a gente foca na experiência da competição como game e atividade pedagógica. Lá os alunos precisam ter um exercício de concentração, de controle emocional. Isso tudo é igual ao que um profissional vai precisar em qualquer profissão.Para além das salas de aula da educação básica, estão surgindo no país diversos cursos para quem quiser se especializar em jogos eletrônicos. De acordo com gerente executivo de educação profissional e tecnológica do SENAI, Felipe Morgado,O SENAI, disponibiliza cursos técnicos voltados para esse mercado.– São cursos técnicos para a área como o de Jogos Digitais e o de Desenvolvimento de Sistemas, que dão instruções muito úteis para quem desenvolve games. Esse é um mercado com uma cadeia produtiva que envolve muitos campos do conhecimento, como design e a estrutura software.
RESPONDA COM SUAS PALAVRASOs e-sports podem ajudar os jovens em sua formação? Como?Os e-sports podem ajudar nossa sociedade? Como?

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Respondido por jurandirferreirajura
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