qual o grau de participação politica e a vigência dos direitos civis?
Soluções para a tarefa
Sua pergunta está incompleta. Em uma rápida pesquisa pude constatar que se trata de uma questão que exige a comparação entre o período anterior ao Estado Novo de Vargas e o período do próprio Estado Novo em vigência. Temos, então, que antes da época varguista, a participação política era um tanto mais ampla, já que abriram-se espaço para movimentos sociais anarquistas e comunistas, por exemplo, com a atuação frequente de greves. Durante o Estado Novo, no entanto, a ditadura varguista acabou retirando direitos de expressão política e reprimindo movimentações de cunho social.
Abraços!
A pergunta trata de dois períodos: o período constitucional da Era Vargas - 1934 a 1937 - e o período ditatorial da Era Vargas - o Estado Novo, de 1937 a 1945.
Com isto em mente, durante o período constitucional a participação política era bastante ampla: era permitido a organização de sindicatos, greves e até mesmo a existência do Partido Comunista e a organização livre de clubes político-ideológicos de clara inspiração revolucionária, como a Ação Libertadora Nacional (comunista) e a Ação Integralista Brasileira (de inspiração fascista).
Durante a vigência do Estado Novo, contudo, as liberdades políticas foram cessadas. O congresso foi fechado, os partidos políticos não-governistas proibidos e os dissidentes políticos censurados e perseguidos.
Os direitos civis seguiram a mesma lógica: eram amplos, para os padrões históricos brasileiros, em 1934 - as mulheres podiam votar, por exemplo, o que era, para a época, bastante progressista - e totalmente reduzidos pela ditadura do Estado Novo.
Mais sobre Vargas em:
https://brainly.com.br/tarefa/973960