Física, perguntado por VictoriaF15, 1 ano atrás

Qual o funcionamento de um motor de combustão interna

Soluções para a tarefa

Respondido por victor88srocha
19



Você está aqui:

Mundo Educação 

Química

Combustíveis

Funcionamento do Motor de Combustão Interna

Funcionamento do Motor de Combustão Interna

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
em Química

 0 Comentários

Compartilhe!

 



Motor de explosão interna

O combustível mais utilizado atualmente no mundo inteiro é a gasolina. O motor que normalmente equipa os automóveis movidos a gasolina é o motor de combustão interna, também chamado de motor de explosão interna ou motor a explosão de quatro tempos.

Os termos “combustão” e “explosão” são usados no nome desse motor porque o seu princípio de funcionamento baseia-se no aproveitamento da energia liberada na reação de combustão de uma mistura de ar e combustível que ocorre dentro do cilindro do veículo. Esse motor também é chamado de “motor de quatro tempos” porque seu funcionamento ocorre em quatro estágios ou tempos diferentes.

Conhecer como esses estágios do funcionamento do motor de combustão interna ocorrem ajuda-nos a compreender por que é importante usar gasolinas de qualidade com alto índice de octanagem. Antes, porém, veja quais são os nomes das principais partes do motor:

1º tempo: Admissão — No início, o pistão está em cima, isto é, no chamado ponto morto superior. Nesse primeiro estágio, a válvula de admissão abre e o pistão desce, sendo puxado pelo eixo virabrequim. Uma mistura de ar e vapor de gasolina entra pela válvula para ser “aspirada” para dentro da câmara de combustão, que está a baixa pressão. O pistão chega ao ponto morto inferior, e a válvula de admissão fecha, completando o primeiro tempo do motor.

2º tempo: Compressão — O pistão sobe e comprime a mistura de ar e vapor de gasolina. O tempo de compressão fecha quando o pistão sobe totalmente.

3º tempo: Explosão ou combustão �— Para dar início à combustão da mistura combustível que está comprimida, solta-se uma descarga elétrica entre dois pontos da vela de ignição. Essa faísca da vela detona a mistura e empurra o pistão para baixo, fazendo com que ele atinja o ponto morto inferior.

4º tempo: Escape — A mistura de ar e combustível foi queimada, mas ficaram alguns resíduos dessa combustão que precisam ser retirados de dentro do motor. Isso é feito quando o pistão sobe, a válvula de escape abre, e os gases residuais são expulsos.

Respondido por JosGonza
1

O motor de combustão interna é um tipo de motor que obtém energia mecânica a partir da energia química que os combustíveis possuem.

Motor de combustão interna

A grande maioria dos motores de combustão interna possui quatro estágios ou tempos durante sua operação:

  • A admissão: As válvulas de admissão introduzem a mistura de combustível graças ao vácuo gerado pelos pistões, durante o seu percurso enquanto descem.
  • Compressão: As válvulas fecham e o pistão volta a subir, comprimindo a mistura ar-combustível.
  • A explosão: Fase que ocorre graças à faísca da vela de ignição, nos motores a gasolina, ou por auto-detonação, nos motores a diesel, provocando a detonação.
  • O escape: última etapa em que as válvulas de escape abrem e os gases produzidos após a detonação são expelidos.

Você pode ler mais sobre o motor de combustão interna no seguinte link:

https://brainly.com.br/tarefa/14239227

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes