Português, perguntado por kerlon39otavio, 11 meses atrás

qual o fonema do nome (lucas)

Soluções para a tarefa

Respondido por elizapassos770
2

Resposta:Os fonemas (do grego: fono = som, voz + ema = unidade distinta) representam as menores unidades sonoras que constituem as palavras. São os sons distintivos que produzimos quando exprimimos pela voz nossos pensamentos e emoções.

Como sabemos, as palavras são a unidade básica da comunicação verbal e podem ser divididas em unidades menores, como as sílabas e os sons, na fala, ou as sílabas e letras, na escrita. Quando queremos representar, na escrita, os sons da fala, utilizamos as letras. Dessa forma, podemos dizer que a letra é a representação gráfica do fonema.

Veja os exemplos:

1. A palavra rede tem 4 letras e 4 fonemas:

Letras: r, e, d, e

Fonemas: [r], [e], [d], [e]

Observe que na palavra 'rede' o número de letras representa o número de sons.  

2. A palavra hélice tem 6 letras e 5 fonemas:

Letras: h, e, l, i, c, e

Fonemas: [e], [l], [i], [c], [e]

Observe que a Letra 'h' não corresponde a nenhum fonema.

3. A palavra táxi tem 4 letras e 5 fonemas:

Letras: t, a, x, i

Fonemas: [t], [a], [k], [s], [i]

Observe que a letra 'x' tem som de 'ks'. Dessa forma, quando separamos os fonemas, temos [t][a][k][s][i].

Classificação dos fonemas

Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes. Esses três tipos de fonemas são produzidos pela corrente de ar, que faz vibrar ou não as pregas vocais. Quando ocorre a vibração das pregas vocais, o fonema é chamado de sonoro; quando elas não vibram, o fonema é chamado de surdo. A corrente de ar também pode ser liberada apenas pela boca, o que configura o fonema oral, ou parcialmente pelo nariz, o que configura o fonema nasal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vogais

As vogais são fonemas produzidos por uma corrente de ar vinda dos pulmões que passa livremente pela boca. Elas são a base das sílabas da Língua Portuguesa. São elas:

A, E, I, O, U.

As vogais podem ser classificadas por sua intensidade, timbre e articulação. Observe cada uma delas:

Quando classificadas pela intensidade, elas podem ser: tônicas, semitônicas e átonas.

Quanto à articulação, elas podem ser classificadas pelo modo de pronúncia, oral ou nasal, ou pelo ponto, que são as posições da língua na boca durante a pronúncia da vogal: posterior, central ou anterior.

Semivogais

As semivogais

 são os fonemas 'i' e 'u' quando aparecem ao lado das outras vogais em uma mesma sílaba. Na Língua Portuguesa, a semivogal 'i' pode ser representada pelas letras 'i' e 'e'. Já a semivogal 'u' pode ser representada pelas letras 'u' e 'o'. Em algumas regiões brasileiras, a letra 'l' pode ter o som da semivogal 'u' (mal: /maw/).

Consoantes

A corrente de ar expirada pelos pulmões que encontra obstáculos ao passar pela cavidade bucal produz sons denominados de consoantes (“soam com”). As consoantes são incapazes de atuar como núcleos das sílabas da Língua Portuguesa. São elas:

B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z.

É importante ressaltar que a letra 'H' não é considerada consoante porque não possui som ou ruído e, por isso, torna-se a única letra diacrítica.

Por Ma. Luciana Kuchenbecker

Perguntas interessantes