qual o fenômeno que promove o surgimento dessas gotículas?
Soluções para a tarefa
A gutação é a eliminação de água líquida pela planta e ocorre graças ao processo de pressão da raiz. A gutação (do latim gutta, que significa gota) é um processo que se caracteriza pelo surgimento de gotículas de água pura, ou de soluções com solutos orgânicos e inorgânicos, nas bordas ou no ápice das folhas.
gutação (do latim gutta, que significa gota) é um processo que se caracteriza pelo surgimento de gotículas de água pura, ou de soluções com solutos orgânicos e inorgânicos, nas bordas ou no ápice das folhas. Essa água é proveniente do interior do corpo da planta e, muitas vezes, pode ser confundida com orvalho, um fenômeno formado devido à condensação da água presente no ar.
→ Por que a gutação acontece?
A gutação é consequência do processo denominado de pressão da raiz. Essa pressão existe em momentos em que a transpiração da planta está ocorrendo lentamente, ou não está acontecendo, como à noite.
Nessas situações, as células da raiz continuam secretando íons dentro do xilema, fazendo com que o potencial de água dele torne-se mais negativo. Isso faz com que a água penetre nesse tecido condutor por osmose, desenvolvendo-se uma pressão positiva, a chamada pressão da raiz, que força a água para cima através do xilema.
A gutação ocorre, portanto, por causa dessa pressão da raiz que faz com que a água seja forçada para as folhas. Como a água que entra nas folhas é maior que a quantidade que está sendo transpirada, ela é eliminada. A saída da água acontece por estruturas especializadas chamadas de hidatódios.
Os hidatódios, ou poros aquíferos, são estruturas localizadas no ápice ou na borda das folhas. Eles são formados por elementos do xilema, células parenquimáticas de parede fina, que formam o chamado epitema, e poros aquíferos, que se assemelham a estômatos modificados. As traqueídes terminais liberam a solução no epitema, alguns íons são captados pela planta e o material restante é secretado para fora da planta pelos poros aquíferos. A captação de íons proporciona a nutrição mineral das folhas.