Qual o fato que marca o fim do período pré-colonial?.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O rei de Portugal viu que não teria dinheiro o suficiente para explorar as riquezas naturais do território brasileiro, então ele decidiu fazer uma cana-de-açúcar aqui, investimento que na época rendia muito dinheiro. A partir de 1532, o rei conversou com Martin Afonso de Souza e disse que queria criar canas-de-açúcar aqui no Brasil, em São Vicente, para que Portgual obtivesse dinheiro para extrair do Brasil, nisso ele disse que se desse certo, ele contruiria mais. Em 1534 D.João III "enche" o Brasil com 12 donatários que foram responsáveis em gerar lucros para a coroa através das capitanias hereditárias. Foram 15 capitanias, mas dessas 15 somente 2 tiveram êxito, Pernambuco e São Vicente. Os empecilhos foram resumidamente resistência indígena, falta de recursos etc.
Ligando todos os aspectos, o fim do período pré-colonial foi em 1530, tendo seu marco o início das capitanias hereditárias e a nova forma de governo estabelecida aqui no Brasil.
Em 1530 ocorreu o fim do período pré-colonia, tendo como marco inicial a instalação de capitanias hereditárias e com elas a nova forma de governo que foi estabelecida no território brasileiro.
Características das Capitanias Hereditárias
Foram criadas por ordem do rei de Portugal D. João III em 1534 e foi a primeira divisão administrativa e territorial a ser implantada pelos portugueses na América Portuguesa, sendo o principal marco do fim do período pré-colonial. Para não precisar financiar o processo de colonização como um todo no brasil, decidiu que o ônus deveria ser passado para terceiros. O território brasileiro foi dividido em 15 lotes e 14 capitanias diferentes nas quais sua administração foi responsabilidade dos capitães-donatários.
Entenda mais sobre as Capitanias Hereditárias aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/1639128
#SPJ4