Qual o fato abaixo que expressa a relação entre música e filosofia?
Ambas colocam em questão a pertinência e conflitos no
estabelecimento da ordem em diferentes sociedades
São idênticas entre si
Não possuem relação alguma.
O marco inicial da música europeia costuma ser convencionado pelo(a):
advento das orquestras e música tonal
canto gregoriano e música modal
música eletrônica e pós-tonal
Soluções para a tarefa
Resposta:
B- canto gregoriano e música modal
Explicação:
Está em analise ainda então não sei se está certa
A relação entre Música e Filosofia é significativa e possui grande importância para as ciências e à arte em si. Assim, as respostas corretas são: 1-A, 2-B.
1. Tanto a Música como a Filosofia, de certa forma, visam propor uma ordem às coisas e ambas lidam com conceitos como: estética, beleza, arte e harmonia.
A Música é uma expressão da arte dos sons e tem como função combinar ritmos, melodias e harmonias, de modo que tal combinação seja agradável aos ouvidos alheios. Portanto, a música coordena os efeitos sonoros, a fim de cunhar um valor estético acerca deles.
A Filosofia, por ser uma ciência teórica, não tem como fundamento aplicar o belo, como o caso das artes e da música. Ela questiona e reflete sobre os parâmetros da beleza social e se há como se falar de uma estética universal.
2. O marco inicial da música na Europa se deu pelo canto gregoriano e pela música modal. O canto gregoriano é um canto litúrgico, voltado para a contemplação de Deus. É um gênero de música sacra cristã e tem a finalidade de ser uma música-oração. Os fiéis, enquanto cantam, rezam e oram para Deus.
A música modal corresponde à música elaborada por modos. Este tipo surgiu na Idade Antiga e na Média, mas ganhou ênfase no Romantismo. Com escala e tonalidade definidas, a música modal não possui harmonia e apresenta-se ligada a ritos e cultos religiosos.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24024526