Qual o evento mais importante da história?
Soluções para a tarefa
Resposta:
oiii...
A morte negra
A morte negraA peste negra, também conhecida como a peste bubônica, ganhou fama espalhando-se pela Europa e deixando milhares de cadáveres em seu rastro.
Resposta:
Alguns acontecimentos se tornam tão importantes que marcam não apenas o momento em que eles se passam, mas também todas as gerações futuras. No texto de hoje, você vai conhecer mais sobre sete momentos importantes da história que mudaram completamente o rumo de tudo que conhecemos hoje. Acompanhe!
1. 1760 a 1840: Revolução Industrial muda as relações de trabalho
A Revolução Industrial foi um período de transição da história. Nele, os processos artesanais foram substituídos por processos realizados com máquinas. As mudanças foram impulsionadas pelo desenvolvimento das máquinas a vapor, novos produtos químicos, novas formas de energia e outros fatores.
A Inglaterra foi a pioneira nesse movimento que se espalhou pela Europa rapidamente. A revolução industrial influenciou diretamente no crescimento da população em todo o mundo e no desenvolvimento do capitalismo.
2. 1789: Revolução Francesa é um marco na história da democracia
Inspirada pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, a população francesa protagonizou uma revolução que mudou completamente as relações sociais em todo o mundo. As antigas estruturas de famílias reais, privilégios feudais e religiosos entraram em colapso.
Como resultado, a França aboliu a monarquia e criou a primeira república democrática e secular da Europa. Sendo assim, a Revolução Francesa desencadeou movimentos similares em todo o mundo. Consequentemente, pode ser considerada a principal responsável pelo crescimento das repúblicas e democracias ao redor do planeta.
3. 1888: Abolição da escravatura dá liberdade à população negra
A abolição do trabalho escravo proveniente da mão de obra negra só aconteceu no Brasil em 1888, mas foi reflexo de um movimento mundial que começou muito antes.
O tráfico de escravos havia sido proibido desde 1850 e outros países, principalmente a Inglaterra, já pressionavam o Brasil para extinguir de vez o uso de mão de obra escrava. Com a assinatura da Lei Áurea, buscou-se encerrar este capítulo triste e que ao mesmo tempo, foi um dos momentos importantes da história do nosso país.
4. 1889: Fim da monarquia e o início à República no Brasil
Apesar de ter acontecido um século depois da Revolução Francesa, o fim da monarquia no Brasil é um grande marco para o país. Em 15 de novembro de 1889, foi instaurada a primeira república presidencialista do Brasil em substituição à monarquia do Império que vigorava até então.
5. Séculos XX e XXI: Imigração europeia muda a história das cidades brasileiras
Imigrantes vindos do continente europeu tiveram papel fundamental na sociedade brasileira. Até hoje, a cultura trazida por eles influencia o cotidiano de muitas cidades brasileiras. A imigração europeia se estendeu desde o início dos anos 1500 até meados dos anos de 1950.
Alemães, portugueses e italianos foram os principais grupos e chegaram para trabalhar em fazendas e fábricas brasileiras. Especialmente após a abolição da escravatura, quando se criou uma demanda por mão de obra.
Nessa época, imigrantes tiverem papel de destaque no desenvolvimento da agricultura e da indústria brasileira.
6. 1939 a 1945: Segunda Guerra Mundial é o maior conflito militar da história
A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito militar da história. Teve grande participação da maioria dos países europeus, dos Estados Unidos e do Japão, além da participação em menor escala de muitos outros países, até mesmo do Brasil.
O conflito foi protagonizado pelos nazistas liderados por Adolf Hitler. O fim da guerra, consequentemente, levou ao crescimento dos Estados Unidos e da União Soviética como grandes potências mundiais.
momentos importantes da história
7. 1945 a 1991: Guerra Fria redefine relações mundiais
A Guerra Fria foi um período de grande tensão entre as duas potências emergentes depois da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos e União Soviética (URRS). Não houve um conflito militar direto, por mais que os dois países promovessem uma corrida armamentista e espacial.
Eles desenvolveram fortemente seu poder bélico e disputaram influência em regiões estratégicas, especialmente na Alemanha dividida após o fim da guerra. Dessa maneira, em diversos conflitos, como na Guerra do Vietnã, EUA e URSS assumiram lados opostos e mediram forças.
A Guerra Fria foi, ainda, uma disputa ideológica entre o capitalismo e o comunismo. Ao fim da década de 1980 e início de 1990, a União Soviética perdeu força e acabou se desfazendo. Encerrando também este que foi um dos momentos importantes da história.
Explicação:
ACHO QUE É ISSO