Qual o ensinamento que a autora do livro A Borboleta Atiría passa??
Soluções para a tarefa
Resposta:
obra O caso da borboleta Atíria (2009), além do caráter literário, apresenta uma bibliografia completa sobre entomologia, contando com obras em português, inglês e francês. Outros elementos da linguagem técnico-científica, como notas de rodapé e nomenclatura científica de espécies, mesclados com estratégias de divulgação científica nos leva a crer que a autora tinha a intenção de, mais do que narrar um conto de mistério, dar uma aula de entomologia, velada e em segundo plano, aos seus leitores.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental II (1998) afirmam que o texto literário não está limitado ao discurso científico, este documento oficial aceita a possibilidade, mesmo que ínfima, de que alguns elementos deste gênero discursivo emerjam ao longo do texto literário, mesmo que afaste ao máximo essas características daquelas que constituem e consagram a Literatura. Mas é no quesito reinterpretação do mundo que encontramos os livros que possuem um embasamento na divulgação científica, como o nosso objeto O Caso da Borboleta Atíria.
Almeida (2009) em O Caso da Borboleta Atíria se preocupou em desenvolver todos os aspectos citados acima, ateando a divulgação científica ao texto literário de modo a tanto despertar o interesse pelo conteúdo informativo, quanto envolver numa interpretação livre e ficcional sobre o mundo dos insetos uma crítica sobre nossa própria sociedade. Sendo assim, justifica-se a escolha da obra a ser trabalhada como projeto interdisciplinar em parceria com o professor de ciências naturais com a turma do sétimo ano do ensino fundamental, uma vez que o estudo sobre insetos se enquadra neste ano.
O projeto terá duração de três semanas, contando com uma aula por semana de cada disciplina, totalizando seis aulas e será finalizado em uma apresentação teatral para a escola e para os pais.
Explicação:
Lê e entende