Geografia, perguntado por joserikelme79, 1 ano atrás

Qual o domínio que os países europeus passaram a exercer sobre os novos continentes​

Soluções para a tarefa

Respondido por EmanuellyBatistas271
3

Com uma área territorial de aproximadamente 10,5 milhões de quilômetros quadrados, a Europa, juntamente com a Ásia, forma um grande bloco de terras contínuas chamado Eurásia.

 

Nesse bloco de terras contínuas, a Europa é, na realidade, do ponto de vista físico ou geológico, um prolongamento da Ásia. Sua área total é muito recortada, com aproximadamente 20% dela composta por penínsulas, mares, estreitos e ilhas.

EuropaImagem: Reprodução

A Europa é um pequeno continente localizado predominantemente na zona temperada do hemisfério Norte. Há uma grande fragmentação política, com a ocorrência de inúmeros países 0 alguns com área muito reduzida – e uma grande complexidade étnica, cultural e religiosa.

O continente foi o palco das duas grandes guerras mundiais e de um grande número de conflitos.

 

Divisão regional da Europa

As profundas diferenças econômicas, políticas e culturais e militares dividem a Europa em 48 nações europeias em duas grandes regiões: Europa Ocidental, que reúne as nações desenvolvidas, nas quais as instituições democráticas estão consolidadas.

E Europa Oriental, formada predominantemente por países que saíram do regime socialista e estão em recuperação r procurando atualmente consolidar suas economias no mercado.

Compõem a Europa Ocidental: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Portugal, Reino Unido, San Marino, Suécia e Vaticano.

Compõem a Europa Oriental: Albânia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, parte da Rússia, Geórgia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Ucrânia e parte europeia da Turquia.

Aspectos físicos

Relevo

O relevo do continente europeu é bastante heterogêneo: ao norte e nordeste encontramos maciços antigos – portanto, muito desgastados pela erosão.

Destacam-se os monte Urais e os Alpes Escandinavos, onde, especialmente na Noruega, em decorrência dos avanços e recuos das geleiras, o litoral apresenta-se muito abrupto e recortado, formando os chamados fiordes.

Ao sul, o continente europeu apresenta cadeias de montanhas mais recentes, e portanto, com maiores altitudes, onde se destacam os Alpes, que se estendem de Nice, na França até Viena, Áustria, sendo o Mont Blanc (4.807 metros) seu ponto culminante.

Por ser uma área de estrutura geológica recente, toda essa região é sujeito a terremotos e apresenta formações vulcânicas, com destaque para os vulcões Etna, Stromboli e Vesúvio (todos na Itália).

O litoral, bastante recortado, apresenta cinco grandes penínsulas: Íbérica, Itálica, Balcânica, Escandinava, e da Jutlândia.

O continente europeu conta ainda com várias ilhas e arquipélagos, destacando-se a Grã-Bretanha, Islândia, Córsega, Sicília e Creta.

Hidrografia

No continente europeu não existem rios extensos ou grande bacias hidrográficas. Por serem, em geral, ruis de planície, são, no entanto, intensamente utilizados para navegação.

Os principais rios da Europa são:

Rio Reno: com 1.350 km, dos quais 1.100 km são navegáveis. É o rio europeu mais importante.

Rio Danúbio: considerado o “rio da integração internacional”, corta sete países (Alemanha, Áustria, República Tcheca, Hungria, Sérvia e Montenegro, Romênia e Bulgária).

Rio Volga: totalmente localizado na Rússia, é o maior rio do continente europeu, com 3.531 quilômetros de extensão.

Rio Ruhr: afluente do rio Reno, tem seu curso totalmente na Alemanha. Seu vale é rico em jazidas de carvão, muito importante para a economia alemã.

Clima e paisagens vegetais da Europa

Os principais fatores que determinam os climas da Europa são:

Latitude: o continente europeu situa-se totalmente acima do Trópico de Câncer, suas latitudes vão desde 35ºN até 82ºN, o que caracteriza o domínio de climas temperados.

Maritimidade: o continente europeu sofre grande influência dos oceanos, em razão dos grandes recortes de seu litoral.

Relevo: é representado pela posição das montanhas que formam uma espécie de arco ao sul, favorecendo os deslocamento das massas de ar no restante do continente e impedindo a chegada de grandes massas frias ao mar Mediterrâneo.

Em maior ou menor influência desses fatores, ocorrem quatro domínios climáticos distintos na Europa: clima frio com presença de tundra e taiga; clima temperado com florestas temperadas, clima temperado moderado com ocorrência de estepes e pradaria e clima mediterrâneo com vegetação mediterrânea.

Perguntas interessantes