Qual o discurso direto usado no conto "A missa do galo"?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Enredo do conto
Nogueira, o narrador, relembra uma noite da sua juventude e a conversa que teve com uma mulher mais velha, Conceição. Aos dezessete anos, partiu de Mangaratiba para o Rio de Janeiro, com o intuito de concluir os estudos preparatórios. Ficou hospedado em casa de Meneses, que havia sido casado com uma prima sua e esposado Conceição em segundas núpcias.
Todas as semanas, Meneses dizia ir ao teatro e cometia adultério, algo que todos da casa sabiam: a sogra, as escravas, Nogueira e até a própria mulher. O narrador, embora estivesse já em período de férias escolares, optara por ficar no Rio de Janeiro durante o Natal para assistir à missa do galo na Corte. Tendo combinado com um vizinho que iria acordá-lo para irem juntos à missa, Nogueira fica esperando e lendo na sala.
Nessa noite, Meneses tinha ido se encontrar com a amante e Conceição, acordada naquele horário tardio, surgiu na sala e começou a conversar com o jovem. Falam sobre diversos temas e Nogueira acaba perdendo a noção do tempo e esquecendo da missa. A conversa termina quando o vizinho bate bruscamente no vidro da janela, chamando o narrador e lembrando do seu compromisso.