Qual o destino do lixo em teófilo otoni? Se não for um destino adequado quais problemas ambientais pode causar ? E que medida deve ser tomada
Soluções para a tarefa
A destinação incorreta do lixo é um problema comum em grande parte das cidades brasileiras. Em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, a questão foi parar na Justiça. A prefeitura está sendo obrigada a transformar o lixão da cidade em aterro sanitário.
Às margens da BR-116 uma placa informa a existência de um aterro sanitário. Ao chegar no local, ao contrário do que diz a placa, o que se vê são catadores sem nenhum tipo de proteção, manuseando o lixo. Um catador que não quis ser identificar conta que utiliza o local para recolher produtos recicláveis e também para procurar alimentos.
Há 24 anos, todo lixo produzido em Teófilo Otoni é levado para um terreno de 72 mil metros quadrados a 5 quilômetros da cidade. Segundo estudo realizado a pedido do Ministério Público, são despejados por dia cerca de 130 toneladas de lixo sem nenhuma solução sustentável e os efeitos causados ao meio ambiente pode trazer sérios problemas.
“Os gases contaminam o solo e a presença de possíveis materiais radioativos podem oferecer riscos à saúde das pessoas que trabalham no local. Há ainda o fator de ser prejudicial ao córrego próximo do lixão”, explica o professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Antônio Jorge Lima Gomes.