Português, perguntado por LordeZekro, 1 ano atrás

qual o contexto social do romantismo em portugal

Soluções para a tarefa

Respondido por guedesguedes1
1

Em Portugal, o Romantismo começou com a publicação do poema Camões, de João de Almeida Garrett. Escrito no momento em que o país se encontrava sob domínio inglês e enfrentava graves perturbações políticas, o poema tenta resgatar o passado e o orgulho do povo português.

Gerações
O movimento romântico português durou quatro décadas e teve três períodos diferentes cada um com uma geração particular de autores.

Primeira geração: empenhada em implantar o Romantismo em Portugal, apresenta ainda influências neoclássicas e certa preocupação com questões históricas e políticas. Entre seus autores, destacam-se João de Almeida Garret e Alexandre Herculano – cujas produções tendem ao subjetivismo extremado, ao medievalismo, ao nacionalismo e à idealização da mulher.

Segunda geração: consolida o movimento romântico em Portugal. Caracteriza-se pelas ideias do “mal do século”: negativismo, morbidez e sentimentalismo exagerado. O principal autor dessa tendência é o romancista Camilo Castelo Branco, autor de estilo passional e pitoresco.

Terceira geração: livre dos exageros ultra-românticos, apresenta espontaneidade lírica e musical. Sobressaem-se nesse período a poesia de João de Deus e a prosa de Júlio Dinis.


LordeZekro: obg ^^
guedesguedes1: nada :)
Respondido por rafaellanegrini
3
O romantismo está ligado à revolução industrial e à francesa, fatores que evidenciaram valores burgueses como o individualismo. O primeiro poeta português romântico foi Almeida Garrett, que escreveu seus poemas numa época em que Portugal se encontrava sob domínio inglês, ele escreveu "Camões", um poema que retomava valores antigos portugueses e o orgulho à pátria. 
Portanto, pode-se dizer que o romantismo surgiu a partir de idealismos estéticos burgueses

LordeZekro: obg ^^
rafaellanegrini: nada :)
Perguntas interessantes