História, perguntado por analuiza002, 1 ano atrás

Qual o contexto histórico, político e econômico de American way of life da década de 20?


vampiragames64: Te ajudei?

Soluções para a tarefa

Respondido por vampiragames64
0

Resposta:

American way of life ou "estilo de vida americano" foi um modelo de comportamento surgido nos Estados Unidos após a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.

Este modo de viver passava pelo consumismo, a padronização social e a crença nos valores democráticos liberais.

Características do American Way of Life

A ideia de uma vida feliz, vitoriosa e onde há liberdade definem este jeito de vida americano. Esta felicidade alcançada pelos meios materiais tornou-se a válvula de escape para esquecer os horrores da Primeira e da Segunda Guerra.

O American Way of Life só foi possível por conta da superioridade tecnológica americana, do poderio do seu exército e do arsenal de guerra desenvolvido após os conflitos.

A fabricação em massa possibilitou o consumo em grande escala e com o crédito barato, os americanos aproveitaram para comprar bens, muitas vezes supérfluos.

O automóvel vira um objeto de desejo, especialmente a partir do seu abaratamento realizado pelo empresário Henry Ford.

A televisão passa a ser um item indispensável nas casas e, com ela, a divulgação de um determinado padrão de beleza, de vida e comportamentos.

Por isso, os Estados Unidos venderam a ideia da felicidade pelo consumo, onde comprar e desfrutar o tempo livre em atividades de lazer são o eixo central da existência.

Crise de 1929

Essa prosperidade será posta em xeque quando acontece a queda da Bolsa de Nova York e os Estados Unidos enfrentam uma forte crise econômica.

Sem conseguir fabricar como antes, várias indústrias fecham as portas e o desemprego aumenta. Milhares de pessoas perdem seus bens e os níveis de consumo caem.

Para erguer a economia americana, o presidente americano Franklin Roosevelt (1882-1945) lança o programa New Deal. No entanto, somente com a Segunda Guerra Mundial, os EUA recuperam sua capacidade produtiva.

Perguntas interessantes