História, perguntado por unichankawaii, 1 ano atrás

Qual o contexto da revolta da chibata?

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahlins123
0
4 respostas · História 

 Melhor resposta

Desde o final do período monárquico as cidades conheceram um crescimento acentuado, apesar de o país preservar uma estrutura econômica essencialmente rural. A atividade financeira e industrial contribuíram para essa urbanização, assim como a abolição da escravidão. Nesse sentido o crescimento foi acompanhado pela formação da classe operária e de uma camada de trabalhadores braçais desqualificados, negros e mulatos, marginalizados ainda pelo preconceito racial. 
O crescimento desordenado das cidades, em especial o Rio de Janeiro - capital do país - foi acompanhado pela marginalização, com as camadas pobres da população ocupando a periferia da cidade, as áreas baixas, sem as mínimas condições de saneamento. 
A pobreza era bastante acentuada, fato que contribuiu para a eclosão de movimentos que passaram a contestar a ordem estabelecida

Respondido por ojosnegros
6

Revolta da Chibata: foi um movimento ocorrido por lideres naval, ocorreu no Rio de janeiro.

Quando: 22 de novembro de 1910

Onde ocorreu: Na cidade do Rio de Janeiro.

Quais as causas: As causas que deram início a esta revolta foi pelo fato do Marinheiro Marcelino Rodrigues ter recebido 250 Chibatas, com isso a revolta estava formada por parte dos revoltos.

Quem exerceu a liderança: João Cândido, conhecido também como Almirante Negro.

Principais características do movimento: Consistia em acabar de vez com os castigos em que eles eram submetidos e a exploração da rotina diária do trabalho dos escravos, que eram os negros foram libertos ou seja que se tornaram marinheiros. Acabar com os castigos físicos ou seja punir as chibatatas e os maltratos, que eram castigos comuns na época.

Como terminou: bom esse movimento acabou com a prisão de vários dos amotinados, o Almirante Negro teve que passar dois anos na cadeia, morreu pobre e a família teve que aguardar por indenização, já que o mesmo foi anistiado.

Consequencias: Mais de duzentas pessoas foram mortas entre elas existiam aqueles feridos e amotinados, muitas pessoas foram expulsam depois da revolta aproximadamente 2 mil.

Conclusão: A revolta da chibata foi um movimento com represálias aos marinheiros negros recém libertos, onde quando não cumpriam com as ordens eram severamente castigados com chibatadas e explorados com jornada de trabalho longas...

Perguntas interessantes