Qual o conceito de Montanha, Planalto, Planície, Depressão Absoluta e Depressã Relativa, Serra, Colina e Vale.
Soluções para a tarefa
Montanha- ou monte (do latim montanea, de mons, montis) é uma forma de relevo. Uma sequência de montanhas denomina-se cordilheira. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação.
Planalto- Compostos por paisagens irregulares, os planaltos são relevos característicos de áreas com altitudes elevadas. São exemplos o Planalto do Tibete e o Planalto Central no Brasil. Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares.
Planície-Uma planície é uma grande área geográfica com pouca ou raramente nenhum tipo de variação de altitude, como um deserto ou um pântano. ... Uma planície é sempre sedimentar, portanto uma área plana que recebe sedimentos de outra área é pelas convenções internacionais uma planície.
Depressão absoluta-Depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta, sendo classificadas como depressões relativas quando acima do nível do mar e depressões absolutas quando abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa-são consideradas relativas as áreas de depressão que possuem nível altimétrico maior que o nível do mar, mas com altitudes inferiores às das áreas que as circundam. Exemplos: Depressão Cuiabana, no Brasil.
Serra-Serra (do termo latino serra) é o conjunto de montanhas e terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos, que se assemelha, portanto, a uma serra (ferramenta). O termo é, frequentemente, aplicados a escarpas assimétricas que possuem uma vertente mais inclinada e outra menos inclinada.
Colina-Morro, colina ou cerro é a caracterização de um acidente geográfico que é formado através de pequenas elevações de terreno com declive suave.
Vale-Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.
Obs: Espero ter ajudado !!!
Resposta:
Espero que tenha lhe ajudado!!
Explicação:
MONTANHA: Montanha ou monte (do latim montanea, de mons, montis) é uma forma de relevo. Uma sequência de montanhas denomina-se cordilheira. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação.
PLANALTO: Altiplano ou platô, é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume quase nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.
PLANÍCIE: Uma planície é uma grande área geográfica com pouca ou raramente nenhum tipo de variação de altitude, como um deserto ou um pântano. ... Uma planície é sempre sedimentar, portanto uma área plana que recebe sedimentos de outra área é pelas convenções internacionais uma planície.
DEPRESSÃO ABSOLUTA: A depressão é uma forma de relevo com irregularidades, que possui leve inclinação por conta do desgaste ocorrido em decorrência à ação do vento e da água (intemperismo) e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. As depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares.
DEPRESSÃO RELATIVA: Depressão relativa – são as formas de relevo que são mais baixas que as áreas que as rodeiam, no entanto, não estão em altitude abaixo do nível do mar.
SERRA: Serra (do termo latino serra) é o conjunto de montanhas e terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos, que se assemelha, portanto, a uma serra (ferramenta). O termo é, frequentemente, aplicados a escarpas assimétricas que possuem uma vertente mais inclinada e outra menos inclinada.
COLINA: Morro, colina ou cerro é a caracterização de um acidente geográfico que é formado através de pequenas elevações de terreno com declive suave.
VALE: Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.