Filosofia, perguntado por luanojosa, 11 meses atrás

qual o conceito de mito hoje? tipo de mitos da atualidade
o que é mito...
*fonte

Soluções para a tarefa

Respondido por berta1234
5

 O mito apesar de ser um conceito não definido de modo preciso e unânime, constitui uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significado o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência.  

Mito é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia.  

A elaboração deste trabalho pretende no fundo tentar perceber até que ponto o mito é importante ou não para o desenvolvimento social, cultural e psicológico do Homem.

Respondido por leehlima400
2

Resposta:Mitologia parece um assunto destinado a arqueólogos enfurnados no calor da Grécia, ou a intelectuais aspirando o pó de livros antiquíssimos, mas só parece. A verdade é que a vida em qualquer época, inclusive contemporânea, é rodeada de características mitológicas, pois elas são inerentes ao ser humano consciente de si. Nós não contamos sempre as mesmas histórias, mas há uma essência comum entre narrativas de qualquer tempo que prova que a mitologia ainda existe hoje, e sempre existirá, mesmo que sua maquiagem mude. Seja através de mitos do panteão helênico, ou do cinema dos super-heróis, a mitologia serve para intensificar a nossa passagem pela vida. Nós a intensificamos identificando nossas aventuras e dificuldades nas experiências vividas por heróis das nossas histórias, sejam elas quais forem, e percebendo que nós podemos ser "heroicos" como eles. Como o homem tem a necessidade de viver para além dessa simples passagem até a morte, ou seja, transcender sua vida, a mitologia sempre nos acompanhará.

Explicação:

Perguntas interessantes