qual o conceito de Iluminismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Movimento intelectual e filosófico que defendia ideais centrados na razão: liberdade, progresso, tolerância, fraternidade
Resposta:
Resposta abaixo:
Explicação:
O que é Iluminismo:
O iluminismo foi um movimento filosófico e intelectual que aconteceu entre os séculos XVII e XVIII na Europa, em especial, na França. Os pensadores iluministas defendiam as liberdades individuais e o uso da razão para validar o conhecimento.
Também chamado de “Século das Luzes”, o movimento iluminista representa a ruptura do saber eclesiástico, isto é, do domínio que a Igreja Católica exercia sobre o conhecimento. E dá lugar ao saber científico, que é adquirido por meio da racionalidade.
O iluminismo é um movimento da Idade Moderna que rompeu com o teocentrismo - doutrina que coloca Deus no centro de tudo - e passou a ver o indivíduo como o centro do conhecimento.
A origem do iluminismo
Durante a Idade Média, entre os séculos V e XV, a sociedade europeia foi marcada por forte influência da Igreja Católica.
A igreja defendia uma visão teocêntrica da sociedade e boa parte do conhecimento era fruto das crenças religiosas, de profecias e do próprio imaginário das pessoas.
Entre o final da Idade Média e início da Idade Moderna, o progresso da ciência começa a colocar em questão muitos conhecimentos e o próprio entendimento do mundo proposto pela religião.
A descoberta de que a Terra não era o centro do universo, por exemplo, abalou a supremacia do conhecimento eclesiástico.
O regime absolutista também era outro fator de insatisfação de boa parte da população. Essas sociedades eram divididas em estamentos e o clero e a nobreza - que estavam no topo da pirâmide social - gozavam de privilégios, que eram sustentados com os impostos do povo.
Esse conjunto de descontentamentos por parte da população levaria à Revolução Francesa, que foi inspirada nas ideias iluministas e representa o principal marco desse movimento intelectual.
O que foi o iluminismo?
O iluminismo pode ser entendido como uma ruptura com o passado e o início de uma fase de progresso da humanidade. Essa fase é marcada por uma revolução na ciência, nas artes, na política, e na doutrina jurídica, por exemplo.
Os iluministas queriam se libertar das trevas e da obscuridade proporcionadas pelos regimes absolutistas e pela influência da Igreja Católica. Muitos deles eram contra a religião instituída, mas não eram ateus, eles acreditavam que o homem chegaria a Deus por meio da razão.
Ao contrário do que pregava a religião, os intelectuais iluministas defendiam que o homem era o detentor do seu próprio destino e que a razão deveria ser utilizada para a compreensão da natureza humana.
A razão era, portanto, elemento central dos ideais iluministas, afinal, somente a racionalidade poderia validar o conhecimento. Eles acreditavam que a educação, a ciência e o conhecimento eram a chave para essa libertação.
Esse entendimento se contrapunha ao conhecimento baseado em crenças e misticismos religiosos, que para os filósofos iluministas, bloqueavam o progresso da humanidade.
Principais ideias iluministas
Fim do domínio da igreja sobre o conhecimento
Razão como propulsora do saber
Indivíduo como centro do conhecimento.