Qual o conceito de gel?Quais materiais primas com o Tonico gel?
Soluções para a tarefa
Conforme discutido nos artigos anteriores, os produtos cosméticos são compostos geralmente por tensoativos, agentes com propriedades específicas, estabilizantes, agentes de atributos estéticos e veículo, independente do direcionamento da formulação ser para pele ou cabelo, das suas formas de apresentação e de suas funções técnicas. No entanto, as matérias-primas são utilizadas nas formulações de acordo com suas propriedades funcionais e físico-químicas, as quais são derivadas de suas respectivas estruturas químicas.
As matérias-primas nos produtos cosméticos podem estar solubilizadas, emulsionadas ou suspensas em um veículo, geralmente aquoso, ou então estar na forma de pó. Tais formas cosméticas são adotadas como uma resposta (i) a limitações técnicas no ato de formular, (ii) ao sensorial que se deseja para o produto, (iii) a preferências e hábitos do consumidor, (iv) à estabilidade, entre outros fatores.
Substâncias solubilizadas em determinado veículo geralmente produzem soluções transparentes ou translúcidas. Podem ser solubilizadas em água, sistemas água/álcool, óleo ou em soluções de tensoativos. Exemplo são os tônicos, loções higienizantes, xampus transparentes.
Emulsões são sistemas constituídos de pelo menos líquido imiscível disperso em outro com o auxílio de um terceiro componente com afinidade por esses líquidos (tensoativo). Geralmente um dos líquidos é a água (fase aquosa) e o outro é um óleo ou derivados graxos insolúveis em água, chamados de fase oleosa. Dessa forma uma emulsão apresenta no mínimo duas fases (interna e outra externa) e as emulsões são então representadas como O/A (emulsão óleo em água, onde a fase interna finamente dividida em glóbulos ou partículas é a oleosa e a externa é a aquosa) ou A/O (emulsão água em óleo).
Dependendo do tamanho dos glóbulos emulsionados as emulsões podem ser brancas (macroemulsões onde os glóbulos são grandes) ou transparentes (microemulsões onde os glóbulos emulsionados são de dimensões coloidais). Exemplos são os cremes e loções.
Suspensões são sistemas dispersados em que a fase interna consiste de partículas sólidas insolúveis em água e a fase externa é constituída pelo veículo compatível com a pele, geralmente água (também chamado de fluido dispersante). Para não ocorrer separação de fases pode ser usado tensoativos ou hidrocolóides que estabilizam a suspensão. Exemplos são os géis obtidos com o uso de espessantes poliméricos, cremes esfoliantes e xampus com bases perolizantes e ativos anticaspa.