Qual o Caminho traçado por anaximandro para chegar ao conceito de apeíron? oque significa este termo
Soluções para a tarefa
Anaximandro como os primeiros filósofos estavam interessados naquilo que teria constituído todas as coisas, isto é, os elementos que sempre persistem e que nunca são gerados: a investigação sobre a arché.
Para Anaximandro, nenhum elemento singular, nenhuma porção do mundo poderia dominar as demais. São a igualdade e a simetria dos diversos poderes constituintes do cosmos que caracterizam a ordem da natureza.
Como discípulo de Tales de Mileto, cujo princípio, ou arché era a água, Anaximandro desenvolveu outro raciocínio. Se a Terra fosse sustentada pela água, esta, por sua vez, deveria ser sustentada por outra coisa e assim sucessivamente, até o infinito.
Disso, Anaximandro concluiu que a Terra não era sustentada por nada, mas um objeto sólido que flutuava no espaço e se mantinha em sua posição graças a sua equidistância em relação a tudo mais.
Então, para Anaximandro, o princípio, a arché existente na natureza não poderia ser, portanto, a água, mas algo bem diferente dela. Para ele, esse princípio seria algo que transcenderia os limites do observável, ou seja, não se situa numa realidade ao alcance dos sentidos.
Por isso, denominou-se Ápeiron, termo grego que significa “o indeterminado”, “o infinito”. O Ápeiron seria a “massa geradora" dos seres, contendo em si todos os elementos contrários.
Bons estudos!