Qual o bioma do clima subtropical?
Soluções para a tarefa
Resposta:
É um clima mesotérmico úmido, ou seja, tem as estações com climas bem definidos e se encontra na zona temperada do Globo Terrestre.
A grande característica da zona temperada é que as épocas quentes e frias das estações são bem definidas.
É dentro dessa zona que se encontra, entre outros climas, o clima subtropical.
Ela localiza-se entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico e entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, como indica a imagem abaixo.
Explicação:
Características do clima subtropical
Entre as características relevantes do clima, temos:
No clima subtropical, há uma queda de temperatura durante o inverno, mas não costuma ser uma estação tão rigorosa como em climas nas zonas europeias, por exemplo. As temperaturas podem ficar entre 0° e -10°, como ocorre no sul do Brasil;
Tem uma pluviosidade considerável durante o ano. As chuvas são bem distribuídas ao longo dos meses e ocorrem com certa frequência;
É um clima que sofre influência de algumas massas de ar, como a massa polar atlântica;
Normalmente, a zona climática subtropical tem um verão longo, seco e quente, inverno curto, ameno e úmido e estações de transição muito curtas (primavera e outono);
Durante os meses de verão, o clima subtropical acaba por ser influenciado pelas massas de ar tropicais. Nos meses de inverno é absolutamente possível a formação de enseada de neve.
Zonas do clima subtropical
Um fato interessante do clima subtropical é que, apesar de sua distribuição territorial limitada, essa zona climática abriga grande parte da população humana.
Esse clima pode ser encontrado em:
parte do norte do México;
sul dos EUA;
partes do sul do Brasil e Uruguai;
partes centrais do Chile e da Argentina;
o sul da maior parte da África;
costa sul da Austrália;
a ilha norte da Nova Zelândia;
parte do sul do Japão;
partes do Sudoeste Asiático;
bacias do Mediterrâneo.
clima subtropical pode ser muito diferente em cada zona, dependendo das condições geográficas do local. O Mediterrâneo, por exemplo, tem um clima mais ameno do que as zonas climáticas subtropicais nas outras partes do mundo.
Uma das razões são as altas cadeias montanhosas que separam o norte da Europa mais frio das partes do sul do continente.
Florestas tropicais e subtropicais
A principal diferença entre uma floresta tropical e uma floresta subtropical é a localização.
Florestas tropicais estão localizadas perto do Equador, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Florestas temperadas estão localizadas ao norte do Trópico de Câncer e ao sul do Trópico de Capricórnio.
Ao comparar as florestas tropicais com as subtropicais é importante considerar a quantidade de chuva que elas recebem. Embora a o nível pluvial recebido pela floresta subtropical seja alto, a floresta tropical pode chegar a 4 vezes mais durante o ano.
Isso porque o clima da floresta tropical é mais quente do que o da floresta subtropical. Os níveis de umidade no bioma da floresta tropical variam de 70% a 90%.
Este clima quente faz com que a matéria orgânica morta se decomponha extremamente rápido, por isso a camada de solo na floresta tropical é muito fina e desprovida de nutrientes.
O clima da floresta tropical experimenta temperaturas que raramente caem abaixo de zero e que normalmente não atingem mais de 27°C no verão.
As temperaturas consistentemente mais frias da floresta subtropical retardam a decomposição, criando uma camada muito grande de solo cheio de nutrientes e matéria orgânica morta.
Os países que vivenciam este clima temperado de floresta subtropical incluem partes do Canadá e dos Estados Unidos, assim como o Chile, a Nova Zelândia e a Noruega.