ENEM, perguntado por Alekson456gabriel, 1 ano atrás

Qual nota , baseado nos parâmetros de correção dissertativa empregadas pela banca corretora do Enem , sobre o tema : diálogo como alicerce para convivência entre as pessoas e o conhecimento, essa minha redação valeria na sua opinião ?


A modernidade líquida enseja uma sucessão de escolhas que obstrui qualquer pretensão de solidificação, seja de enraizamento numa comunidade ou a estabilidade no local de trabalho. Não que as pessoas sejam obrigadas a seguir o curso de uma vida na qual serão punidas se acaso se firmarem em algum lugar, mas são estimuladas a se movimentar à procura de sucesso e promessas de uma felicidade que está sempre à frente à espera no próximo ponto.

O sociólogo Richard Sennett aponta que as relações pessoais e familiares são afetadas pela dinâmica exigida no trabalho pelo novo capitalismo. Compromissos, convicções e lealdade são prescrições de um mundo que precisa de tempo para propagar tais virtudes. Elas pertencem à esfera das coisas que necessitam de prazo para serem efetivadas. Mas na contemporaneidade esse aspecto foi dirimido e o curto prazo passou a ser uma exigência, um sintoma da fragilidade dos laços construídos, juntamente com ideais como o de família, de comunidade de ascensão no emprego.

No mundo atual, os atributos cobrados no trabalho desassociam-se da constância e da reciprocidade dos compromissos que acompanham (ou deveriam/poderiam) a família. A inconstância, a perda da razoabilidade no que concerne aos compromissos mútuos e de uma pretensa afetividade àquilo a que nos encarregamos e denominados como profissão adentrou os lares, tornando-os locais de transição, de pousada, onde a relação pais e filhos sofre a consequência da falta de tempo, da falta de prática no contato humano, do dinamismo voraz que prega a velocidade e a leveza como itens centrais a ascensão na sociedade moderna.

Dessa forma, portanto, através de alguns elementos utilizados por Bauman e problematizados, pretende-se apontar para certa precipitação na tentativa de se utilizar o conceito de modernidade líquida como uma ideia de pós-modernidade. Tal conceito parece, ao contrário, apropriado não apenas para compreender o nosso tempo mas também podendo ser aplicado para a modernidade como um todo. Nesse sentido, para se pensar os problemas desse mundo em que vivemos, apesar das suas especificidades, nos parece ser fundamental ter a compreensão de que essa experiência é uma continuidade, não a ruptura, da modernidade. Para caracterizar as especificidades do nosso tempo soa mais apropriado entendê-lo como o seu aprofundamento, sugerido pela ideia de “hipermodernidade” . Para além da crítica à ideia da liquidez como diferenciadora de diferentes tempos, pretende-se também discutir até que ponto determinados padrões dessa proposta liberal é, de fato, implementados de forma absoluta na estrutura social. Voltaremos a algumas denúncias e previsões realizadas por Bauman acerca das características dessa modernidade líquida na tentativa de encontrar elementos, formas de resistência, não observados pelo sociólogo polonês.

Soluções para a tarefa

Respondido por tatianyfurtadoaipa13
1

Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

valor:200                        nota:200

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:

valor:200                        nota:150

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

valor:200                       nota:150

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

valor:200                        nota:170

Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural:

valor:200                         nota:20

valor máximo 1000

nota final : 690

⇒Não entendi qual é a sua proposta de intervenção ao problema dissertado.

⇒ Senti falta de argumentos.

⇒Não é proibido usar o verbo na primeira pessoa do plural, mas não é recomendável.

Parabéns pelo domínio da norma culta e seus conhecimentos interdisciplinares, macho que o seu texto não está exatamente no formato do texto que é exigido pelo Enem.

Perguntas interessantes