qual mudança mais significativa que ocorreu entre o Homo floresienses e o Homo sapiens
Soluções para a tarefa
A estatura e a massa corporal evoluíram a velocidades distintas na evolução dos hominídeos, a linhagem da qual apenas o Homo sapiens continua existindo. Um estudo feito com base em 311 fósseis cobrindo um período de 4 milhões de anos, publicado na revista Royal Society Open Science, mostra que, em vez do tamanho dos ancestrais ir aumentando gradativamente, os corpos evoluíram em flutuações ; algumas espécies, inclusive, diminuíram.
Descrevendo a evolução física dos hominídeos como uma ;longa e sinuosa estrada, com muitos entroncamentos e becos sem saída;, os pesquisadores afirmam que os padrões observados nos fósseis sugerem explosões de crescimento em momentos-chave, seguidos por platôs, quando pouco mudou por muitos milênios. Os cientistas afirmaram ter ficado surpresos ao detectar um momento, em particular, em que peso e estatura evoluíram de formas aparentemente desconexas. Há cerca de 1,5 milhão de anos, os ancestrais cresceram aproximadamente 10cm, mas só foram ganhar massa corporal 500 mil anos atrás, com aumento médio de 10 a 15kg.
Antes desse evento, a altura e o peso nas espécies homininas evoluíram de forma simultânea. ;Um aumento apenas em estatura teria resultado em um físico mais enxuto, com pernas longas e ombros estreitos. Isso pode ter sido uma adaptação a novos ambientes, conferindo resistência corporal, já que as primeiras espécies do gênero Homo deixaram as florestas e passaram para savanas africanas áridas;, afirma o principal autor do trabalho, Manuel Will, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Cambridge.
;A maior relação superfície/volume de um corpo alto e delgado seria uma vantagem ao perseguir animais durante horas no calor e na secura, uma vez que uma área de pele maior aumenta a capacidade de evaporação do suor;, explica Manuel Will. ;A adição posterior de massa corporal coincide com migrações cada vez maiores em latitudes mais altas, onde um corpo mais volumoso seria mais adequado para a termorregulação em climas eurasianos mais frios;, complementa. No entanto, o cientista ressalta que, enquanto essas são teorias válidas, ainda há grandes lacunas no registro fóssil dos ancestrais humanos, o que pode mascarar a realidade. Ele explica que, para estimar o tamanho e o peso dos restos mortais extremamente fragmentados, muitas vezes se valia de um único dedo do pé.
Espero ter ajudado