Qual motivo levou a Espanha a retardar seu processo de expansão marítima?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Em comparação com as outras potências europeias (com exceção de Portugal), a Espanha certamente não estava atrasada (foi pioneira nas navegações), mas, em comparação com o seu próprio "potencial", o motivo do "atraso" (em relação, por exemplo, aos portugueses) das navegações espanholas foi a Guerra da Reconquista.
A Espanha precisava, antes de poder estabelecer estes grandes empreendimentos, recuperar o controle sobre todo o seu território e expulsar os invasores árabes, coisa que levou certo tempo e exigiu um investimento que "atrasou" as navegações.
Resposta:
Atrasados em relação a Portugal, os espanhóis patrocinam a viagem de Cristóvão Colombo ao Oriente em 1492. Acreditando que a Terra era redonda, Colombo supõe ter alcançado o Oriente navegando pelo Ocidente.
Explicação:
Espanha começou a navegar mais tarde, só após conseguir expulsar os árabes de seu território.
Mas em 1492, Cristóvão Colombo obteve do rei espanhol as três caravelas, Santa Maria, Pinta e Nina, com as quais deveria dar a volta ao mundo e chegar às Índias. Após um mês de angústias e apreensões chegou a terra firme, pensando ter atingido seu destino. Retorna à Espanha, recebendo todas as glórias pelo seu feito.
Portugal apressou-se a garantir também para si as vantagens dessa descoberta e,em 1494, assinou com a Espanha o famoso Tratado das Tordesilhas, que simplesmente dividia o mundo entre os dois pioneiros das grandes navegações. Foi traçada uma linha imaginária que passava a 370 léguas de Cabo Verde. As terras a Leste desta linha seriam portuguesas e as que ficavam a Oeste seriam espanholas. Foi assim que parte
seis anos antes de Portugal aqui chegar.
Infelizmente para Colombo, descobriu-se pouco depois que ele não havia chegado às Índias, e “apenas” tinha descoberto um novo continente, que recebeu o nome de América, em homenagem a Américo Vespúcio que foi o navegador que constatou isso.