Qual(is) instituições são relacionada(s) ao empreendedorismo social?
Soluções para a tarefa
Resposta:
EXEMPLOS DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO BRASIL:
Graacc – Desde 1991, essa iniciativa do oncologista pediátrico Antonio Sergio Petrilli tem sido uma forte aliada do combate ao câncer infantil no Brasil. A entidade já tratou milhares pacientes, com uma taxa de cura que fica em torno de 70%. A organização funciona com base em um rigoroso sistema de gestão e atendimento que envolve pesquisadores de universidades, a iniciativa privada e a sociedade.
Instituto Chapada – Iniciativa que tem como mentora e principal líder a pedagoga Cybele Oliveira. É uma organização focada em ajudar a melhorar a qualidade da educação pública. A entidade faz isso oferecendo, principalmente, apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas. Além disso, auxilia a criação de redes colaborativas voltada a fortalecer o ensino formal e políticas púbicas de educação.
Gerando Falcões – Iniciativa de Eduardo Lyra, jovem nascido na periferia de São Paulo, que resolveu se dedicar a melhorar a vida de crianças que passam pelas mesmas dificuldades que enfrentou na infância. Cerca de 30 mil estudantes têm sido impactados pelas ações do projeto. Ele tem como meta central promover o protagonismo dos jovens e fortalecê-los enquanto motores da transformação da sociedade.
ASID - A sigla significa Ação Social para Igualdade das Diferenças, começou como um trabalho de faculdade e desde 2010 vem tendo sucesso ao apoiar escolas e instituições de ensino para pessoas especiais. O projeto consiste em auxiliar na gestão das unidades atendidas, focando em facilitar o acesso e melhorar a qualidade do ensino para pessoas especiais. O empreendimento cresceu muito e hoje atua a nível nacional. Tem projetos em 54 cidades e conta com o apoio de 43 empresas parceiras.
TAMAR - Na área ambiental temos o projeto TAMAR como destaque. O projeto é referência internacional na conservação da vida marinha. A iniciativa surgiu de um grupo de jovens universitários que estavam em uma praia a presenciaram tartarugas sendo mortas por pescadores locais. O nome vem da junção das palavras Tartaruga Marinha, que são as espécies que foram responsáveis pelo início do projeto. Tem sede em diversas cidades e conta com o patrocínio oficial da Petrobras. Além de preservar a vida marinha o projeto foca em desenvolver as comunidades locais próximas das áreas de desova das tartarugas e conscientizar a população em prol da preservação das espécies marinhas.